Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Joselita Matos

A Escola de Gestão Pública de Araguaína (EGPA) foi lançada nesta terça-feira, à noite, no auditório da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), com a presença da secretária de Administração, Beatriz Helena Oliveira Rocha, o vice-prefeito Amilton Alves Cardoso, a diretora da EGPA, Rosimeire Fragoso Araújo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Elenil da Penha, secretários municipais e outras autoridades.

De acordo com a secretária de Administração, Beatriz Helena, a partir de agora, o município investirá na qualificação e capacitação dos seus servidores. A secretária explicou que depois do lançamento da EGPA, a prefeitura iniciará um cadastramento dos funcionários, para formar as turmas que devem participar dos cursos e dar início ao projeto. A estrutura utilizada pela EGPA, por enquanto, será do auditório da prefeitura, o qual passará por uma reforma e se adequar para atender as necessidades da instituição.

O vice-prefeito de Araguaína e o idealizador da EGPA, Amilton Alves Cardoso, comentou sobre a importância da criação de uma escola de gestão pública voltada para os servidores do município. “A valorização se faz não só através do salário, mas com treinamento, a capacitação, a oportunidade, a motivação, o incentivo. A EGPA veio para modernizar a gestão do nosso município”, afirmou.

A diretora da EGPA, Rosimeire Fragoso Araújo, explicou como serão as atividades da instituição. “A capacitação e o treinamento a esses servidores deverão aperfeiçoar esse atendimento”, ressaltou. De acordo com a diretora, as capacitações terão início no segundo semestre, sendo que os cursos ocorrerão por etapas, a curto e longo prazo. Serão oferecidos cursos de capacitação, especialização e técnicos.

A EGPA foi criada com o objetivo de fomentar e executar políticas de aperfeiçoamento das competências e habilidades dos servidores públicos municipais, por meio de capacitações, promovendo a modernização administrativa e a melhoria na qualidade dos serviços públicos.

Durante a solenidade, foi apresentada a logomarca oficial da EGPA e a apresentação do ganhador do concurso, Patrick Iohan, que trabalha no setor de tecnologia de informação da prefeitura.

Palestra

O ex-secretário de Planejamento e de Gestão de Palmas, Tadeu Zerbini, proferiu a palestra “Planejamento e Alinhamento”. “É um momento propício para falarmos de planejamento. Se é uma escola de gestão, nós temos que encaminhar o planejamento.

Sem planejamento, não existe gestão”, ressaltou Zerbini. De acordo com o palestrante, “o melhor planejamento que nós temos é quando estamos pensando no futuro; trazer esse futuro para hoje”. Ainda de acordo com Zerbini, discutir o planejamento estratégico nessa nova filosofia de encaminhamento da coisa pública é a ideia central que a gestão municipal tem que colocar em prática.

Fonte: Ascom prefeitura de Araguaina