Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O projeto para implantação de um consórcio entre municípios para ofertar atendimentos especializados aos usuários foi um dos temas debatidos e apresentados aos secretários municipais de saúde e técnicos dos municipios que compõem a regional de saúde Porto Nacional, no sudeste do Estado. O Nasf – Núcleo de Apoio a Estrátegia da Saúde da Família será implantado no município de Silvanópolis com participação de Santa Rosa e Monte do Carmo.

Seis equipes de saúde da família dos municípios que participam do consórcio serão beneficiadas com a incorporação de atendimentos especializados na área de fisioterapia, psicologia, assistência social, ginecologia, clínica geral e farmâcia, beneficiando 14.295 habitantes. De acordo com a secretária municipal de Silvanópolis, Adeusvi Moreira dos Santos “os profissionais irão ser selecionados e trabalhar por escala pré-definida beneficiando a todos, eles também irão se deslocar entre os municípios, para poder melhorar o atendimento da população pela oferta de consultas especializadas”, disse a secretária.

Adeusvi falou também que o consórcio irá diminuir custos porque atualmente os pacientes são levados para Porto Nacional ou Palmas, cidades referências quando os usuários necessitam de atendimento nestas especialidades.

Durante a reunião também foi apresentado a regulação dos procedimentos pactuados nos centros especializados de Porto Nacional, apresentação de demandas e encaminhamentos da coordenação de Doenças Transmissiveis da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, recomendações da coordenação de Imunização da Sesau e apresentação das datas de campanhas e informes sobre as conferências municipais e estadual de saúde que acontece este ano.

Cronograma

Também foi decidido o cronograma de reuniões do ano que serão realizadas nas cidades de Chapada de Natividade dia sete de julho, Porto Nacional dia primeiro de setembro e Brejinho de Nazaré no dia quatro de novembro.

Estiveram presentes representates dos municípios de Brejinho de Nazaré, Chapada de Natividade, Natividade, Fátima, Monte do Carmo, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Santa Rosa e Silvanópolis orientados pela apoiadora e técnica da Sesau, Cirilúcia Bezerra Cirqueira Vieira.

Encaminhamentos

Na reunião ficou definido a necessidade de capacitação para preenchimento do BPA – Boletim de produçao ambulatorial individualizado para os técnicos digitadores dos municípios da regional e a elaboração de um documento solicitando a revisão dos repasses do teto financeiro e físico da PPI – Programação pactuada integrada da regional de Porto Nacional para o Cosems – Conselho de secretários municipais de saúde e Cib – Comissão intergestores bipartite.

A reunião do CGR - Colegiado de Gestão Regional de Porto Nacional aconteceu dia 17, terça-feira, na Câmara de Vereadores de Natividade e contou com a participação de nove secretários municipais de saúde e diversos técnicos dos municípios envolvidos.

Fonte: Ascom Sesau