Com o objetivo de fortalecer os Serviços de Saúde dos municípios que compõem a Regional do Cantão, foi proposto transformar dois hospitais municipais, de Pium e Divinópolis, em unidades de referência para a região. A discussão aconteceu nesta terça-feira, 17, no município de Pium, com a presença dos gestores de sete municípios da região de saúde do Cantão.
A intenção dessa proposta é fortalecer os serviços de Saúde para a regional, além de descentralizar e desafogar as demandas encaminhadas para o Hospital de Referência de Paraíso. Para isso, foram analisadas condições como estrutura, localização, acesso, equipamentos e profissionais. O próximo passo do Colegiado da Região do Cantão é se reunirem para a discussão e elaboração das propostas que serão apresentadas para o Governo do Estado.
Na reunião também foram discutidos assuntos como metas de vacinação, recomendações de acesso aos preservativos masculinos, informe sobre a tuberculose, casos de botulismo e febre tifóide. Além de eventos como a inscrição de Projetos na Expoepi e Congresso dos Secretários de Saúde no mês de julho, em Brasília-DF.
Calamidade
Na ocasião, foi avisado sobre o Decreto disponível na ATM – Associação Tocantinense de Municípios para os gestores interessados em assinarem o termo de calamidade pública na saúde. A intenção é formar comissão desses municípios, e com isso tentarem conseguir junto ao Governo Federal aumento de recursos para a Saúde.
Fonte: Ascom Sesau