Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Na próxima segunda-feira, 23, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas, terá início o "I Seminário de Agroenergia da Universidade: políticas e oportunidades para a região Norte", reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e interessados no assunto. A abertura será no Anfiteatro (Bloco D), às 19h, com palestras sobre a temática principal do evento e a importância da agroenergia como estratégia de desenvolvimento regional. O evento segue até terça-feira (24).

A palestra de abertura do Seminário será proferida pela coordenadora do Mestrado em Agroenergia na UFT, professora Glaucia Eliza Gama Vieira; o pesquisador da Embrapa Soja, Décio Luiz Gazzoni, falará sobre Agroenergia: políticas e oportunidades para a região Norte.

Outros temas também serão abordados durante o Seminário, com palestras de Denilson Ferreira (Ministério da Agricultura), Divaldo Rezende (Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins), Ailton Parente Araújo (Subsecretaria da Produção de Energias Limpas do Tocantins) e Gean Carlos Silva Matias (Agrolatino).

Políticas públicas e aspectos econômicos, mercado de carbono, cenários para o etanol e o biodiesel e exposição de experiências na produção de biodiesel e etanol no Tocantins são assuntos que compõem a programação do evento.

Os painéis serão apresentados no dia 24 de maio, das 14h às 16h no espaço térreo da Biblioteca Central.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no sítio de internet criado para o Seminário, no endereço www.uft.edu.br/seminarioagroenergia.

Pioneirismo

A UFT foi a primeira instituição de ensino superior do País a ter um mestrado acadêmico em Agroenergia. Foi criado pela UFT e aprovado pela Capes em 2007 e teve início em março de 2008. Em 30 de novembro de 2009 ocorreu a primeira defesa de dissertação, com Isis Prado Meirelles de Castro, que apresentou o trabalho intitulado "Uso do soro de queijo na potencialização da produção convencional de etanol a partir de duas cultivares industriais de batata-doce".

Programação Geral

23 de maio (Noite)

Local: Anfiteatro – Bloco D

Horário: 18:00 – 21:20

Credenciamento (18:00 – 19:00)

Abertura Oficial do Evento (19:00 – 19:30)

Palestra (19:30 – 20:30)

• Tema: Mestrado em Agroenergia da UFT: uma estratégia de desenvolvimento regional - Profª Glaucia Eliza Gama Vieira – Mestrado em Agroenergia - UFT

Palestra inaugural (20:30 – 21:20)

• Tema: Agroenergia: políticas e oportunidades para a região Norte - Decio Luiz Gazzoni – Embrapa Soja

Coffe Break (A partir das 21:20)

24 de maio (Manhã)

Local: Auditório do Bloco III

Horário: 8:00 – 12:00

Painel 1 – POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS ECONÔMICOS

• Políticas e cenários para o Etanol e Biodiesel (08:00 – 08:40) - Denílson Ferreira - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

• Agroenergia e Mercado de Carbono (08:40 – 09:20) - Divaldo Rezende – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins

Coffe Break (09:20 –09:40)

• Política de Agroenergia para o estado do Tocantins (9:40 – 10:20) - Ailton Parente Araújo - Subsecretaria da Produção de Energias Limpas

• Produção de Etanol no Centro - Sul do País (10:20 – 11:00) - Gean Carlos Silva Matias - Agrolatino

Sessão de perguntas (11:00 – 11:30)

24 de maio (Tarde)

Local: Espaço Térreo da Biblioteca Central

Horário: 14:00 – 16:00

Painel 2 – CULTIVOS BIOENERGÉTICOS E TECNOLOGIAS DE TRANSFORMAÇÃO

Apresentação dos Trabalhos Científicos do Mestrado em Agroenergia da UFT nas áreas:

- Sistemas de Produção e melhoramento de culturas visando a produção de biocombustíveis

- Aspectos sócio-econômicos de sistemas de agroenergia

- Processos de obtenção de biocombustíveis e avaliação de aproveitamento de seus resíduos

Fonte: Assessoria de Imprensa UFT