Na próxima segunda-feira, 23, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas, terá início o "I Seminário de Agroenergia da Universidade: políticas e oportunidades para a região Norte", reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e interessados no assunto. A abertura será no Anfiteatro (Bloco D), às 19h, com palestras sobre a temática principal do evento e a importância da agroenergia como estratégia de desenvolvimento regional. O evento segue até terça-feira (24).
A palestra de abertura do Seminário será proferida pela coordenadora do Mestrado em Agroenergia na UFT, professora Glaucia Eliza Gama Vieira; o pesquisador da Embrapa Soja, Décio Luiz Gazzoni, falará sobre Agroenergia: políticas e oportunidades para a região Norte.
Outros temas também serão abordados durante o Seminário, com palestras de Denilson Ferreira (Ministério da Agricultura), Divaldo Rezende (Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins), Ailton Parente Araújo (Subsecretaria da Produção de Energias Limpas do Tocantins) e Gean Carlos Silva Matias (Agrolatino).
Políticas públicas e aspectos econômicos, mercado de carbono, cenários para o etanol e o biodiesel e exposição de experiências na produção de biodiesel e etanol no Tocantins são assuntos que compõem a programação do evento.
Os painéis serão apresentados no dia 24 de maio, das 14h às 16h no espaço térreo da Biblioteca Central.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no sítio de internet criado para o Seminário, no endereço www.uft.edu.br/seminarioagroenergia.
Pioneirismo
A UFT foi a primeira instituição de ensino superior do País a ter um mestrado acadêmico em Agroenergia. Foi criado pela UFT e aprovado pela Capes em 2007 e teve início em março de 2008. Em 30 de novembro de 2009 ocorreu a primeira defesa de dissertação, com Isis Prado Meirelles de Castro, que apresentou o trabalho intitulado "Uso do soro de queijo na potencialização da produção convencional de etanol a partir de duas cultivares industriais de batata-doce".
Programação Geral
23 de maio (Noite)
Local: Anfiteatro – Bloco D
Horário: 18:00 – 21:20
Credenciamento (18:00 – 19:00)
Abertura Oficial do Evento (19:00 – 19:30)
Palestra (19:30 – 20:30)
• Tema: Mestrado em Agroenergia da UFT: uma estratégia de desenvolvimento regional - Profª Glaucia Eliza Gama Vieira – Mestrado em Agroenergia - UFT
Palestra inaugural (20:30 – 21:20)
• Tema: Agroenergia: políticas e oportunidades para a região Norte - Decio Luiz Gazzoni – Embrapa Soja
Coffe Break (A partir das 21:20)
24 de maio (Manhã)
Local: Auditório do Bloco III
Horário: 8:00 – 12:00
Painel 1 – POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS ECONÔMICOS
• Políticas e cenários para o Etanol e Biodiesel (08:00 – 08:40) - Denílson Ferreira - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
• Agroenergia e Mercado de Carbono (08:40 – 09:20) - Divaldo Rezende – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins
Coffe Break (09:20 –09:40)
• Política de Agroenergia para o estado do Tocantins (9:40 – 10:20) - Ailton Parente Araújo - Subsecretaria da Produção de Energias Limpas
• Produção de Etanol no Centro - Sul do País (10:20 – 11:00) - Gean Carlos Silva Matias - Agrolatino
Sessão de perguntas (11:00 – 11:30)
24 de maio (Tarde)
Local: Espaço Térreo da Biblioteca Central
Horário: 14:00 – 16:00
Painel 2 – CULTIVOS BIOENERGÉTICOS E TECNOLOGIAS DE TRANSFORMAÇÃO
Apresentação dos Trabalhos Científicos do Mestrado em Agroenergia da UFT nas áreas:
- Sistemas de Produção e melhoramento de culturas visando a produção de biocombustíveis
- Aspectos sócio-econômicos de sistemas de agroenergia
- Processos de obtenção de biocombustíveis e avaliação de aproveitamento de seus resíduos
Fonte: Assessoria de Imprensa UFT