O senador Ataídes Oliveira (PSDB- TO) propôs nessa segunda-feira, 23, no Plenário do Senado a formação de um fórum parlamentar de apoio aos governadores dos estados da Amazônia Legal. Registrando sua participação no evento que reuniu nove governadores da região, no último final de semana, em Belém do Pará, Ataídes Oliveira defendeu a soma de forças de deputados e senadores da Amazônia Legal "para apoiar os governadores dessa Amazônia que até hoje se encontra praticamente esquecida pelo Poder Executivo Federal”, disse.
Ataídes explicou que testemunhou em Belém uma reunião sem cores partidárias, onde nove governadores discutiam os mesmos temas, sem qualquer ideologia. A reunião com os governadores teve como objetivo discutir os problemas comuns que afetam os Estados da Federação que compõem a região e as possíveis bases de sustentação de um programa de desenvolvimento para a Amazônia Legal.
Conclusões
Segundo o senador Ataídes, duas conclusões ficaram patentes da reunião: a região precisa agir como um único bloco se quiser ter acesso ao desenvolvimento socioeconômico esperado por sua população; e que, somente com a união dos executivos estaduais e dos seus representantes na Câmara e no Senado seremos capazes de encontrar soluções viáveis para a urgente reforma tributária, a definição dos projetos prioritários de infraestrutura e a superação positiva das questões ambientais para a Amazônia Legal.
Participantes
Além do governador do Tocantins, Siqueira Campos, o senador Ataides Oliveira apontou as presenças dos governadores Tião Viana do Acre; Camilo Capiberibe do Amapá; Sival Barbosa do Mato Grosso; Confúcio Moura de Rondônia e José de Anchieta Júnior de Roraima e os vices-governadores José Melo do Amazonas e Washington de Oliveira, do Maranhão, além do anfitrião e promotor do evento o governador Simão Jatene, do Pará.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ataídes Oliveira