Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Buscar o fortalecimento da educação municipal e chamar toda a sociedade para ter responsabilidade com a educação, no Estado, provendo assim, um ensino de qualidade. São estes, os primórdios da União Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Tocantins (Undime/TO), que é presidida pela secretária de Educação e Cultura, de Lajeado, Luiza Rodrigues de Souza Brasileiro. “Uma das grandes preocupações do momento é a organização dos sistemas municipais de ensino, e dar suporte aos municípios, para assegurar as condições de ofertarem escola pública de qualidade”, ressaltou a Presidenta. A Secretária assumiu a presidência da Undime/TO, após processo de votação no dia 07 de abril, de 2011, na realização do VI Fórum da entidade.

Depois de empossada, Luiza, junto com sua equipe técnica e secretários municipais de educação, de todo o Estado, já realizaram reuniões internas, e unidos, elaboraram o Plano de Ação para 2011 e 2012, objetivando envolver toda a sociedade, inclusive organismos governamentais e não-governamentais, para celebrar parcerias.

“Juntos, seremos fortes para defenderemos uma educação que não existe, só nos sonhos, mas que é possível viver e se orgulhar. Uma educação de qualidade. Sonhamos com o Tocantins vivendo a beleza de uma educação, onde todos tenham o prazer de dizer: Eu estudo no Tocantins. E tudo isto será possível, se governantes e sociedade civil, sonharem juntos, porque educação é uma responsabilidade de todos, e de cada um”, enfatizou Luiza.

Undime

Entidade estadual que congrega os dirigentes municipais de educação. Fundada em novembro de 1994, é uma associação civil, sem fins lucrativos e autônoma. A função de articulação é primordial. Por meio da Undime/TO, as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias, de troca de informações e experiências. Por isso é uma função importante da entidade, fomentar e apoiar interesses da educação municipal, integrando seus representantes no processo decisório do setor educacional, rompendo com o isolamento das instituições, e levando para cada município, o debate regional e estadual.

Eventos

A entidade organiza e promove seminários, fóruns, congressos e reuniões, voltados à educação pública, cidadã e de qualidade para todos. Mantém estreitos, contatos com sindicatos, associações, organizações não governamentais e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional. Conserva, também, relações com as três esferas do poder público: Judiciário, Legislativo e Executivo, almejando contribuir para a formulação, promoção e acompanhamento de políticas estaduais de educação.

Campanhas

Por meio de campanhas de comunicação, a entidade divulga suas realizações, e incentiva a participação de diferentes segmentos da sociedade, no processo educativo. Além disso, com a atenção voltada à coordenação e articulação dos interesses comuns, das Secretarias Municipais de Educação, a Undime/TO desenvolve atividades de formação e capacitação do dirigente municipal, com o objetivo de melhorar a educação pública.

Fonte: Ascom Undime