Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO) realizou na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório do Colégio Militar Senador Luiz Maia, em Palmas, um encontro com os secretários municipais de educação de várias localidades do Tocantins. Na ocasião, discutiram a parceria institucional que será firmada com a Receita Federal para a aquisição de equipamentos com o objetivo de estruturar laboratórios de informática pelo Estado.

O delegado da Receita Federal no Tocantins, o auditor fiscal Ricardo Wagner Magalhães afirma que o laboratório de informática será implementado com aparelhos apreendidos em operações realizadas pela Receita. “Realizamos parcerias com as universidades para que elas anulassem o programa que rouba o sinal de TV, para que assim, fosse possível transformar os aparelhos em CPUs e poder utilizá-los para montar os laboratórios”, enfatiza. 

A presidente da Undime Tocantins, Francinete Ribeiro, destaca que para a parceria ter sucesso, as prefeituras precisam adquirir teclados, mouse, monitores e espaços adequados para estruturar os laboratórios. “Muitas escolas e instituições de ensino enfrentam dificuldades financeiras para adquirir equipamentos de qualidade, o que pode limitar o aprendizado dos estudantes e prejudicar sua formação profissional. Essa parceria se faz importante por está fornecendo recursos tecnológicos para melhorar a qualidade do ensino, além de oferecer oportunidades de aprendizado aos estudantes que terão acesso a esses equipamentos”, aponta.

O delegado Ricardo Magalhães destaca ainda que a iniciativa de doar equipamentos apreendidos têm contribuído para aprimorar a qualidade da educação no Estado, além de promover a inclusão digital e incentivar o uso da tecnologia. “A Receita Federal tem promovido diversas ações voltadas para a educação, como palestras e workshops para professores e alunos, e o desenvolvimento de projetos educacionais que despertam o interesse dos jovens pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Essas iniciativas demonstram o comprometimento da instituição com a formação e o desenvolvimento dos jovens brasileiros”, pontua.

Estima-se que cerca de 40 municípios tocantinenses tenham comparecido ao encontro. Fábio Vaz, secretário estadual de educação, afirma que a parceria com a Receita Federal abre portas para muitas outras serem firmadas. “2023 será um ano promissor para a educação no Tocantins. Essa parceria irá auxiliar de forma efetiva na recuperação dos atrasos tecnológicos dos nossos municípios. Iremos dar suporte, adquirir os materiais necessários, faremos tudo que estiver ao nosso alcance”, finaliza.

O evento contou com a participação do secretário de educação do Estado, Fábio Vaz, bem como dos secretários municipais de educação, prefeitos, diretores e coordenadores da rede educacional dos municípios.