Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Para Ataides, o refinanciamento das dividas dos Estados proposto por ele será como um novo pacto federativo

Para Ataides, o refinanciamento das dividas dos Estados proposto por ele será como um novo pacto federativo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Para Ataides, o refinanciamento das dividas dos Estados proposto por ele será como um novo pacto federativo Para Ataides, o refinanciamento das dividas dos Estados proposto por ele será como um novo pacto federativo

O senador Ataides Oliveira (PSDB) pronunciou no final da tarde desta quarta-feira, 25, longo e contundente discurso no Plenário do Senado sobre as potencialidades do Tocantins, “terra de grandes oportunidades para o empresariado responsável”, disse. Ataídes lamentou que apesar de servir por vocação, de corredor para ligação dos eixos de desenvolvimento brasileiro até hoje o Estado não despertou o interesse dos responsáveis pela formulação e execução das políticas públicas no Brasil.

“Hoje o Tocantins está pronto para o investimento, pronto para o crescimento e pronto para realizar todas as suas potencialidades”, disse o senador que está licenciado da direção do Grupo Araguaia. Em seu pronunciamento, Ataides incentivou outros empresários como ele, a investir no Estado.

Capacidade Energética

Ataídes ressaltou as potencialidades naturais do Estado como a energia, a facilidade de transporte de mercadorias, a logística, as terras férteis, a exuberância locais que permitem o turismo natural e outros atrativos. “A produção da bioenergia, por exemplo, é uma das principais vocações do Estado. O Tocantins conta com duas usinas de biodiesel em funcionamento e mais três em instalação, cuja matéria-prima é fornecida por milhares de propriedades produtoras de soja e outras plantas similares”, apontou o senador sobre a facilidade de produção energética do Tocantins.

Agronegócio

O setor agrícola é o carro-forte da economia tocantinense e corresponde a mais de 80% da riqueza produzida no Estado, destacou Ataides Oliveira. “Metade do nosso território é composto por terras férteis. Além disto, a água é farta, pois o Tocantins é banhado pela maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira, formada que pelos rios Araguaia e Tocantins que cortam o Estado de norte a sul”, salientou.

O senador ainda lembrou que o Estado já é o maior produtor de grãos da Região Norte do País, com destaque para a soja, cuja produção na safra 2009/2010 foi de mais de um milhão de toneladas, “além de outros produtos como a mandioca, o arroz, a cana-de-açúcar, o milho, a melancia, o abacaxi e a banana”, disse.

Transporte

Ataídes lembrou que a presença dos rios Araguaia e Tocantins cortando o Estado, dá ao Tocantins, como nenhum outro Estado brasileiro, a condição de constituir o maior modal logístico de transporte do País. O senador também lembrou a construção do maior eixo ferroviário brasileiro – a Ferrovia Norte Sul e a Ferrovia Leste Oeste.

Ao final, Ataídes Oliveira convocou todos os brasileiros a conhecer “um Estado que abriga uma população de brasileiros ávidos por serem reconhecidos por sua grande capacidade de trabalho e realização”, disse. O senador complementou convidando os empresários a investir no Estado “que hoje tem a melhor rentabilidade para qualquer iniciativa empresarial que se faça”, destacou. “O nosso crescimento só é superado pelo potencial que temos ainda mais para crescer”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ataídes Oliveira