Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: André Camargo

A convocação de um plebiscito para a criação do Estado do Tapajós – na região oeste do Pará – foi aprovada na manhã desta quarta-feira, 25, pelo Senado. O assunto agora será votado pelo Plenário. O senador Ataídes Oliveira (PSDB) do Tocantins, participante da reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, disse que há uma série de motivos que justificam a criação do Estado de Tapajós, a partir da divisão do Estado do Pará.

Se aprovado no Plenário e promulgado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará terá seis meses para realizar o plebiscito sobre a criação do novo Estado. Ainda se aprovado pelo Plebiscito, o novo estado deverá reunir 27 municípios do oeste do Pará e abrigar cerca de 1,7 milhão de habitantes.

Ataídes defende criação do Estado

Ao defender a realização do plebiscito, Ataídes Oliveira reiterou no entanto que "a divisão de um estado depende da vontade da população”. Ao lembrar do exemplo bem sucedido da criação do Tocantins (desmembrado de Goiás) e Mato Grosso do Sul (desmembrado de Mato Grosso), o senador tocantinense ressaltou a história de luta pela criação do Tocantins do governador e então deputado constituinte Siqueira Campos.

Ainda segundo Ataídes, é critica a ausência do poder público no Oeste do Pará. “Sem a presença da administração pública, não há controle e nem regulação de serviços. Não há sequer interesse da iniciativa privada em um ambiente sem a presença do Estado oferecendo os serviços públicos e controlando as atividades privadas”, ressaltou o senador tocantinense que é empresário e já morou no Pará.

Morador do Pará

Quando eu morava no município de Redenção do Pará, na minha infância, lembro da situação de abandono, sem asfalto, sem estrutura urbana para as populações, sem atendimento a saúde, culpa das grandes distâncias do Estado, lembra o senador Ataídes. “Hoje em dia, especialmente naquela região, a situação não mudou muito” lamentou o senador.

Fonte: Assessoria de imprensa Ataídes Oliveira