Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Em comemoração do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado no último dia 25, foram realizadas oficinas temáticas na Escola Estadual Paulo Freire, nos períodos da manhã, tarde e noite, para os alunos do 3º ao 5º ano e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O principal objetivo das atividades, de acordo com a organização do evento, foi despertar a consciência para o exercício da cidadania. Oevento foi promovido pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal - GEF, vinculado à Secretaria da Fazenda do Estado e que tem como parceiros a Controladoria Geral do Estado, a Secretaria da Educação e a Receita Federal.

Para o Técnico da Controladoria Geral do Estado - CGU, Joel dos Santos Brandão, que ministrou oficina sobre “Educação Fiscal X Contribuinte Cidadão”, esta é uma boa oportunidade para inserir nas crianças o conceito de cidadania e educação fiscal. “Uma vez adulto consciente, o cidadão terá maneira diferenciada de agir”, disse Brandão.

O momento cinema, promovido pela professora Hozana Rivello, mostrou em linguagem simples o que é tributo, para onde ele vai e quem o administra. Na oficina “Ludo da Cidadania”, da turma da Mônica, os alunos aprenderam brincando sobre quais são as atitudes corretas com relação à administração dos tributos e quais devem ser evitadas.

A Assessora de Currículos de Educação Física da Seduc, Luciana Pegoraro, ministrou a oficina “Cantando, brincando e cooperando”. De forma lúdica, ela refletiu sobre a importância da identidade de cada criança e o seu papel na sociedade, enquanto consumidora. Foi distribuído material informativo como cartilhas, gibis, entre outros.

O delegado Adjunto da Receita Federal, Alberto Carlos de Jesus Carneiro, falou às crianças sobre o despertar da consciência cidadã. “É importante despertar na criança a consciência fiscal para que, no futuro, tenha responsabilidade no zelo e aplicação dos recursos públicos”, afirma Carneiro.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Educação Fiscal, Elizabeth Leda Barros, as atividades do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, voltadas aos estudantes, trazem mais consciência sobre os tributos e sua importância sócio-econômica. Para a tutora do GEF, Laudineia Rocha Monteiro, uma das organizadoras do evento, “a conscientização de hoje é a garantia de pessoas com atitudes diferentes no amanhã”.

O Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte foi instituído pelo Governo Federal em 2010. Esta data tem o objetivo de mobilizar a sociedade em geral para uma reflexão a respeito da importância do respeito ao contribuinte, seus direitos e seus deveres.

Fonte: Ascom Sefaz