Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Mais uma vez o Cine Sesc traz para Palmas e Gurupi uma mostra de filmes franceses. Entre os dias 03 a 26 de junho, estarão em cartaz nas duas cidades todas as sextas, sábado e domingos a mostra 1959 – O ano mágico do Cinema Francês.

A Mostra de filmes pretende levar ao público filmes inaugurais da chamada Nouvelle Vague francesa. A chamada “nova onda” foi um movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatório próprio dos anos sessenta. As características mais marcantes deste estilo são a intransigência com os moldes narrativos do cinema estabelecido, através do amoralismo, próprio desta geração, presente nos diálogos e numa montagem inesperada, original, sem concessões à linearidade narrativa.

Para esta mostra o Sesc apresenta os filmes “Quem matou Leda?” (À Double Tour) do diretor Claude Chabrol, “Os incompreendidos” (Les quatre cents coups) de Francois Truffaut, o drama da diretora Lúcia Murat “Hiroshima meu amor” (Hiroshima mon amour), “Pickpocket” de Robert Bresson e o filme “Acossado”( À bout de souffle) de Jean-Luc Godard.

Os filmes estarão em cartaz nos Cine Sesc Palmas e Cine Sesc Gurupí a partir do dia de três de junho nos horários de 16h e 19h30.

Para não perder esta grande mostra do cinema francês confira a programação:

Quem matou Leda (Dias 3, 4 e 5 de junho)
Os incompreendidos (Dias 10, 11 e 12 de junho)
Pickpocket (Dias 17 e 18 de junho)
Hiroshima meu amor (Dias 19 e 24 de junho)
Acossado (Dias 25 e 26 de junho)

Fonte: Ascom Sesc