Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Subsecretária de Aquicultura, Miyuki Hyashida

Subsecretária de Aquicultura, Miyuki Hyashida Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva Subsecretária de Aquicultura, Miyuki Hyashida Subsecretária de Aquicultura, Miyuki Hyashida

A subsecretária de Aquicultura e Pesca do Tocantins, Miyuki Hyashida, tem audiência marcada com a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, em Brasília, nessa terça-feira, 31 de maio. Na ocasião, Miyuki discutirá diversas questões que visam o desenvolvimento da piscicultura no Estado. Esta será a primeira audiência entre Miyuki e Ideli Salvatti, no Ministério da Pesca e Aquicultura.

“Estou muito confiante nessa relação entre o governo do Tocantins e o Ministério da Pesca porque a ministra (Ideli Salvatti) é muito articulada e tem demonstrado muita sensibilidade com as nossas questões”, afirmou Miyuki. Dentre os diversos assuntos que serão tratados nessa reunião, destaca-se a criação do Laus - Licenciamento Ambiental Único Simplificado, proposta do Governo do Tocantins para auxiliar produtores do Estado.

Miyuki pretende também discutir com a ministra uma proposta de criação de cursos de capacitação para piscicultores, por meio do IFTO – Instituto Federal do Tocantins, da Unitins e das escolas agrícolas do Estado. Outro assunto da pauta será a execução do Projeto Piratins, que visa contribuir com o aumento da produção e comercialização de pescados no Estado.

Durante a audiência, ainda será discutida a realização do Circuito de Pesca Esportiva do Tocantins, que acontece entre os meses de junho a outubro, em sete municípios do Estado. Além dos projetos para ordenamento pesqueiro, o manejo sustentável da biodiversidade, dos acordos de pesca, redução do valor da energia elétrica para empreendimentos da piscicultura e a criação do Parque Aquícola, no Lago de Palmas.

Miyuki Hyashida, que era prefeita de Brejinho de Nazaré, renunciou o cargo no dia 9 de maio de 2011, para assumiu a Susap - Subsecretaria da Aquicultura e Pesca do Estado, da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. Assim, esse será o primeiro encontro de Miyuki, enquanto subsecretária, com a ministra da Pesca e Aquicultura.

Fonte: Ascom Seagro