Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

O governador Mauro Carlesse recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, o executivo da empresa alemã Genomar, Alejandro Tola Alvarez. Acompanhado da prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hiashida, o empresário veio ao Palácio Araguaia apresentar ao governador projeto para investimento no desenvolvimento genético de peixes da espécie tilápia e produção de alevinos na região central do Tocantins. A expectativa é de um investimento de três milhões de dólares e geração de cerca de 30 empregos diretos.

Alejandro explicou que esse projeto prevê a implantação de um centro de referência latino americano para melhorar genética da espécie tilápia e significa atrair as últimas tecnologias na área para o Tocantins. O empresário disse que a opção pelo Tocantins se deve às características climáticas, que permitem a reprodução da espécie durante todo o ano, o acesso fácil a fontes de água de ótima qualidade, aliado à presença da Embrapa Pesca e Aquicultura instalada em Palmas, além do grande potencial do Tocantins como produtor no Brasil.

“O mais importante para nós agora é um marco regulatório estável, além de autorização federal para importação de nossas linhas que temos na Ásia, e que contam com mais de 20 anos de melhoramento. A ideia é importar essas linhas para a nossa unidade do Tocantins e prosseguir esse processo de melhoria da genética para ajustá-las às necessidades do setor brasileiro”, explicou Alejandro, destacando a receptividade do governador ao projeto. “Ele se disponibilizou a nos apoiar na implementação desse projeto. Então eu vou embora convencido de que o Tocantins é o lugar certo para realizar esse investimento”, sustentou.

Mauro Carlesse disse que o governo do estado está pronto para apoiar as empresas que queiram se instalar no Tocantins e explicou que o Tocantins é estratégico. “O Tocantins é um estado estratégico para os investidores, contamos com clima, solo e água de qualidade em abundância e contamos com uma logística privilegiada que tornam o Estado bastante atraente para os investidores. Queremos atrair empresas para gerar emprego e renda para que o Estado deixe de ser o principal empregador”, pontuou.

A prefeita Miyuki falou sobre o projeto e explicou que a implantação dessa empresa significa alavancar uma cadeia produtiva que está adormecida há anos. “Água em abundância e clima propício todos já sabem que temos, o que falta é incentivo e o governador é um empreendedor e entende o projeto como uma cadeia prioritária mesmo e se colocou à disposição para ajudar no que for possível,  para promover políticas públicas de incentivo ao setor”, disse.

Participaram da audiência o vice-governador Wanderlei Barbosa; o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; e o secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares, José Humberto.