Palmas

Com o objetivo de envolver diferentes setores da sociedade, a Comissão Pública para Planejamento, Desenvolvimento e Execução do Projeto Vida no Trânsito busca novas parcerias para colaborar nas ações de estruturação e intervenção do Projeto, na malha viária urbana de Palmas.

Para aderir ao projeto, os interessados devem preencher o Termo de Adesão ao Projeto, disponível no endereço eletrônico: http://portal.palmas.to.gov.br/ . Os termos preenchidos podem ser entregues pessoalmente, na Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), à Quadra 103 Sul, Rua SO-07 lote 03, ou na Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, à Quadra 502 Sul, Avenida NS-02, pelo fax (63) 3218-5603 ou correio eletrônico vidanotransitopalmas@gmail.com.

Associações, sindicatos, empresas, instituições de ensino públicas e privadas, veículos de comunicação e autoridades locais estão convidados a conhecer e participar do Projeto Vida no Trânsito. “Precisamos de parceiros que colaborem com o projeto para alcançarmos maior efetividade nas ações e envolvimento da sociedade palmense” - ressalta Marta Malheiros, presidente da Comissão Pública.

Inscrição de novos projetos

Com a adesão ao Projeto, os interessados podem ter suas contribuições inseridas no Plano de Ações Municipal. “Temos interesse em receber propostas de projetos focados em públicos específicos, como empresas ou comunidades” - explica Marta.
As propostas devem envolver pelo menos um dos fatores de risco predominantes no trânsito de Palmas: álcool, velocidade e motociclistas.

“Se você tem interesse em participar das atividades já propostas podem contribuir com produção de material educativo, organizando palestras ou cursos, divulgando atividades do projeto e ações pontuais em pequenos grupos em sua empresa, escola ou comunidade religiosa” - acrescenta Marta.

Plano de Ações

No último mês de abril, uma comissão interministerial e representantes da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e da Organização Não-Governamental (ONG) Global Road Safety Partnership vieram a Palmas para o lançamento do Plano de Ações, que prevê o desenvolvimento de intervenções estruturais, de fiscalização e orientação ao pedestre e condutor palmenses.

Acidentes Graves

A meta do Projeto é reduzir em 10% o número de óbitos e lesões graves gerados em acidentes de trânsito nas avenidas de Palmas. “Nosso esforço é para que construamos juntos uma cultura da paz no trânsito da nossa Capital e assim diminuirmos drasticamente a ocorrência de acidentes graves” - acrescenta Marta.

Apoio internacional

O projeto recebe apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Fundação Bloomberg Philanthropies, além de uma comissão interministerial composta por Ministério da Saúde (MS), Casa Civil, Departamento Nacional de Trânsito e outros.
Também são parceiros do Projeto, o Samu/Palmas, Secretarias de Segurança Pública, Trânsito e Transporte e da Educação de Palmas, Polícia Militar (PM), Secretarias de Estado da Saúde e Educação, Hospital Geral de Palmas (HGP), DETRAN e outros.

Fonte: Ascom Semus