Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

“As ameaças e oportunidades para o desenvolvimento do Tocantins” foram debatidos durante uma palestra realizada na manhã da última quinta-feira, 2, no Parque de Exposição Agropecuária de Gurupi. Produtores rurais, acadêmicos e empresários da cidade participaram da palestra que foi ministrada pelo diretor presidente da Agência de Fomento do Tocantins, professor Rodrigo Alexandre Gomes Oliveira.

Durante o evento, o professor falou sobre os índices de importações e exportações do país e do Estado, destacando que o Tocantins é o melhor estado brasileiro para se investir em agronegócio. “O Tocantins tem uma localização privilegiada, a sua principal vantagem é o clima, ou seja, luminosidade, temperatura, além da quantidade de terra e água. Pra nos atingirmos o nível satisfatório de produção, tanto na agricultura quanto na pecuária, é preciso investir em tecnologia e o Estado está fazendo isso”, explicou Rodrigo Alexandre Gomes Oliveira.

Para superar as ameaças que podem prejudicar o desenvolvimento tocantinense, o professor ressaltou que é preciso investir em tecnologia e buscar parcerias. “É necessário incentivar a agricultura como o vetor de desenvolvimento agroindustrial e fomentar a agropecuária. O Tocantins tem vocação agroindustrial e precisamos transformar a nossa produção para agregar valor. Existem vários incentivos do Estado, que está aberto para negociar e para fazer tudo que preciso ser feito para gerar mais renda e emprego no Tocantins”, afirmou o diretor presidente da Agência de Fomento.

A palestra foi realizada pelo Sindicato Rural de Gurupi, em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) e contou com o apoio da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET). O evento foi prestigiado pela presidente e pelo vice-presidente da ACNT, Marcilene Melo e Deusdeth Alves Glória; pela pecuarista e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Andrea Stival; pelo diretor tesoureiro do Sindicato Rural de Gurupi, Olegário de Souza Lima; entre outras autoridades.

Fonte: Assessoria de imprensa Sindicato Rural de Gurupi