Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Confederação Nacional das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB assinou, hoje, dia 07 de junho, terça-feira, convênio com o Governo de Tocantins para desenvolvimento e implantação de processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde local.

O projeto inclui ações em curto prazo para melhorar o atendimento à população; e em médio e longo prazo para implantação de um novo modelo de gestão compartilhada dos hospitais públicos, com apoio de instituições filantrópicas renomadas.

O acordo, que tem validade por um ano, foi firmado entre o presidente da CMB, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior; o governador do Tocantins, Siqueira Campos, e o Secretário de Saúde do Estado do Tocantins, Arnaldo Alves Nunes.

Durante a reunião, o governador do Tocantins, Siqueira Campos, ressaltou a confiança na CMB e manifestou satisfação na parceria. “A CMB não é uma entidade empresarial qualquer. Aqui tem algo a mais. E não estamos buscando qualquer parceiro, mas uma entidade que tem compromisso e seriedade”, disse.

O presidente da CMB, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, apresentou os dados sobre as Santas Casas e entidades filantrópicas, que representam a maior rede de assistência hospitalar do Brasil, contando, hoje, com 2.100 instituições, com representação nacional pelas Federações Estaduais em 16 Estados. Ele também ressaltou que a parceria é resultado da confiança que o governo do Estado depositou sobre a Confederação. “A imagem da CMB e do Estado será outra quando os resultados começarem a aparecer”, afirmou.

O secretário de Saúde do Tocantins, Arnaldo Alves, reforçou a importância da parceria para reestruturar a Saúde no Estado, alegando, ainda, que há pressa para que o projeto comece. “Vamos fazer o que for possível de cada lado para contribuir com a força-tarefa de recuperar a Saúde do Tocantins. Com seriedade, confiança mútua e compromisso, faremos o melhor trabalho possível”, disse. Ao final da cerimônia de assinatura dos termos, o governador Siqueira Campos assinou também uma portaria dando ao secretário autoridade para firmar o acordo e coordenar o projeto junto à CMB.

Inicialmente, o governo estadual buscou a CMB para discutir alternativas para solucionar sérios problemas de infra-estrutura dos hospitais públicos estaduais, agravados pela falta de manutenção preventiva e corretiva, com equipamentos deteriorados e, em muitos casos, inoperantes. Esta realidade levou o governo de Tocantins a decretar, há cerca de dois meses, estado de calamidade pública na rede hospitalar, passando, então, a buscar soluções.

Após realização de diagnóstico preliminar nas unidades estaduais, a CMB apresentou propostas de melhoria da qualidade da assistência à saúde, visando à solução dos problemas que hoje afetam a população do estado. “A preocupação da CMB é garantir que o Estado do Tocantins possa contar com o que há de

melhor em ações de assistência à saúde no Brasil”, destacou o presidente da CMB.

O acordo foi firmado em Brasília, e também contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi, do superintendente da CMB, José Luiz Spigolon e dos presidentes das Federações do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Pernambuco, São Paulo e Goiás.

Fonte- Secom