Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Na manhã desta terça-feira, 7, aprovados no certame da Saúde que estão no quadro reserva fazem manifestação na Praça dos Girassóis em frente à Assembleia Legislativa.

O manifesto é para pressionar o governo com relação à chamada dos aprovados para o cadastro reserva do certame.

A expectativa é que uma comissão com representantes do governo seja formada para discutir a questão. Os manifestantes querem que o governo

Segundo o presidente do Sindicato dos farmacêuticos, Renato Melo afirmou ao Conexão Tocantins que apóia a manifestação.

O Sindicato não soube precisar quantos representantes da categoria estão no cadastro reserva mas a estimativa é de convocar 60 profissionais.São centenas de candidatos que questionam as contratações realizadas pelo executivo ao invés de convocar o pessoal do concurso.

“Iremos apoiar a reivindicação dos candidatos do cadastro de reservas por acreditar que é justa, legal e moral. Já cobramos uma reunião com o Secretario de Saúde, Arnaldo Alves Nunes, para tratar desse e de outros assuntos, mas até o momento ele se eximiu de conversar conosco”, informou o presidente do Sindifato.

Alguns farmacêuticos lotados em hospitais de referência têm se queixado do acúmulo de serviços por falta de pessoal adequado e qualificado nas farmácias hospitalares. Para a diretoria do Sindifato isso é um reflexo do abandono e descaso do Governo. “Até hoje não entendemos qual foi o motivo que levou a Sesau à terceirizar a gestão de medicamentos e insumos para deixar o serviço pior do que antes,” questionou Melo. Ainda para o dirigente da entidade sindical “se existe a necessidade e existem os profissionais no cadastro de reservas, não há de se falar em contratos especiais” finalizou o Presidente.

A informação da secretaria de Administração é que o secretário Lúcio Mascarenhas ainda não tem marcado nenhum encontro com os representantes da manifestação.

Na semana passada o governo recebeu aval da Assembleia Legislativa para criar 2.627 cargos na saúde.