Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Jana Freire

Os beneficiários escolhidos no programa Pró-Moradia para o contrato que está iniciando a construção de 368 unidades habitacionais na quadra ALC-NO 43, na região das Arnos, em Palmas, participaram de palestras socioeducativas com os temas: Direitos do Consumidor, com a diretora pedagógica, Luciana Acácio e Orientações sobre Consumo Sustentável ministrada pela coordenadora Educacional Magna da Silva Luz, ambas do Procon/TO.

As unidades habitacionais serão do tipo apartamento e a previsão inicial da entrega do empreendimento é de dois anos, pela Secretaria Estadual de Habitação (Sehab) e Governo do Estado. Os 368 escolhidos segundo os critérios determinados pelo programa foram divididos em seis turmas, que receberam as instruções nos dias 07, 08, e 09 de junho, sendo duas turmas por dia, no horário das 9:00 e das 15:00 horas, no auditório da Sehab.

Este foi o segundo ciclo de palestras para os beneficiários que vão habitar os apartamentos, conforme exigências do Pró-Moradia. O evento aconteceu sob a supervisão da Superintendência de Programas Sociais, mas com a coordenação do técnico social Orleanes Souza, da Sehab.

Na palestra sobre os direitos dos consumidores a pedagoga Luciana destacou vários artigos do Código de Defesa do Consumidor explicando-os de forma clara e sucinta, com linguagem simples e acessível aos beneficiários do programa. Na oportunidade, todos os participantes receberam um exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Já a educadora Magna ressaltou a necessidade de mudança nos padrões de consumo individuais para se prepararem para quando estiverem no condomínio implantar a coleta seletiva do lixo; orientou como cuidar de seu espaço individual e todos cuidarem do espaço coletivo no condomínio, trabalhando a sustentabilidade como consumidores conscientes no dia-a-dia.

Além de palestras, o Governo do Tocantins por meio da Sehab também vai ofertar cursos profissionalizantes aos beneficiários como forma de ajudar no orçamento da casa e melhorar as condições de vida dos moradores desse empreendimento habitacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sehab