Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Arthur Quintanilha/Secom-TO

Foto: Arthur Quintanilha/Secom-TO

Representando o Governo do Tocantins, o secretário das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Secihd), Thiago Benfica, participa do Seminário Nacional Reurb 2023, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25. Este evento congrega especialistas, gestores públicos e profissionais do setor habitacional de todo o Brasil, com o intuito de debater e propor soluções para os desafios relacionados à regularização fundiária em áreas urbanas.

O encontro é realizado pela ABC – Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano – FNSHDU, em parceria com a Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP/PB), com o objetivo de fomentar a discussão acerca da importância e principais desafios da implementação da Reurb no Brasil.

Para Thiago Benfica, o fórum funciona como um instrumento relevante para garantir aos cidadãos acesso a serviços públicos básicos. “Além disso, o Reurb pode atrair investimentos para o nosso estado, fortalecendo parcerias público-privadas e estimular o desenvolvimento econômico do Tocantins, pois estas parcerias se traduzem em empregos, infraestrutura melhorada e um ambiente urbano mais atrativo não somente para investidores, mas também para toda a população”, continuou.

A diretora de Captação de Recursos da Secihd, Luana Gomes, enfatizou a importância de angariar recursos e estabelecer parcerias estratégicas para viabilizar a implementação de novos programas e projetos no estado. "A regularização constitui uma etapa crítica na garantia do acesso à propriedade legal das habitações, bem como, na inclusão social. E este espaço também é utilizado para assegurarmos recursos e estabelecermos alianças táticas para converter isto numa realidade," frisou.

O Reurb 2023 reúne especialistas advindos de diversos estados brasileiros, com o propósito de compartilhar melhores práticas, analisar desafios comuns e conceber abordagens inovadoras para a regularização fundiária, para além disto, o evento atrai a atenção de gestores públicos e profissionais do âmbito habitacional, evidenciando o compromisso coletivo em enfrentar um dos desafios mais urgentes do desenvolvimento urbano no país. (Secom/TO)