Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Siqueira Campos assina nesta quinta, dia 16, as 15h, no auditório do Palácio Araguaia, o decreto de convocação da Etapa Estadual da I Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social – CONSOCIAL. O evento vai contar com a presença de todos os prefeitos municipais e demais autoridades.

A Consocial é uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) que, por meio das controladorias nos Estados, no caso do Tocantins, da Controladoria Geral do Estado - CGE, busca traçar diretrizes de atuação para assegurar a efetividade das políticas públicas de promoção da transparência pública e da participação social, além de fazer um diagnóstico sobre a adoção e implementação dessas políticas nos âmbitos municipal, estadual, distrital e federal.

A Conferência Nacional vai ocorrer de 18 a 20de maio de 2012, em Brasília. No Estado do Tocantins, os municípios serão agrupados em cidades polo, no total de 15 e as conferências vão acontecer conforme cronograma a ser estabelecido posteriormente. As reuniões preparatórias, na qual serão repassadas informações sobre a metodologia e logística do evento tem início no próximo dia 27 de junho e vão até 07 de julho nas 15 Regionais já definida. São elas: Palmas, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Palmeirópolis, Arraias, Almas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Pedro Afonso, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaina, Ananás, Tocantinópolis e Augustinópolis

As conferências estaduais devem seguir os procedimentos, metodologia e documentos de referência estabelecidos pela comissão organizadora nacional da Consocial,contando com representantes da sociedade civil (60%), dos conselhos de políticas públicas (10%) e do poder público (30%).

Para o secretário chefe da CGE, Éldon Manoel Barbosa Carvalho, a Consocial busca promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, “contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático”, explica.

Fonte: Assessoria de Imprensa CGE