Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de junho confirma que o comércio viverá um bom momento para as compras este mês, apesar da baixa de 0,5 pontos percentuais. Segundo os dados, a intenção de consumir em junho chegou a 126,9 pontos. A pesquisa avalia como positiva as pontuações acima de 100 pontos, que podem chegar a 200. O acesso ao crédito se mantém abaixo da média considera boa, chegando a 80,5 pontos, e a perspectiva de consumo cresceu 0,3%, alcançando 161,0 pontos.

Para a Fecomércio, será estável o movimento do comércio em junho, não pessimista, porém menor que o mesmo período do ano passado. “Considerando que a intenção de consumo foi 18,3 pontos a menos que o mesmo período do ano passado, os gastos devem manter-se controlados. Ainda assim, há expectativa de que este mês as compras cresçam em torno de 10%, até porque 69,2,% das famílias entrevistadas disseram que a perspectiva de consumo será maior nos próximos meses”, explica Hugo de Carvalho, presidente da Fecomércio Tocantins.

A ICF indica ainda, que 60,8% das famílias entrevistadas em junho, consideram o mês bom para comprar bens duráveis, contra 31,8% que acham um mau momento e 7,4% não souberam responder.

A renda familiar dos palmenses também é considerada boa. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, 70,2% das famílias avaliam a situação melhor, contra apenas 2,8% que consideram a situação da renda pior, 26,2% dizem que a renda continua igual ao do ano anterior e 0,8% não souberam responder.

Emprego e expectativa profissional

A perspectiva profissional alcançou sua menor pontuação desde o lançamento da pesquisa, em janeiro do ano passado. O índice caiu 7,7 pontos percentuais em relação a maio, e 69,8 pontos em relação a junho de 2010. Quando questionadas sobre a melhoria profissional nos próximos seis meses, 41,9% das famílias acham que não terão melhoria, enquanto 37,2% são otimistas e esperam progresso pelos próximos meses, 20,9% não souberam opinar.

Mas apesar da baixa expectativa, os que estão empregados, consideram a situação do emprego positiva. A ICF mostra que subiu de 56,3% para 60,2% o percentual de pessoas que consideram seu emprego mais seguro, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Por conta desse período, há também expectativa de contratação, como mostra o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, lançado pela Fecomércio e CNC. Dos empresários entrevistados em maio, 76% podem aumentar o quadro de funcionários este mês, sendo que 4,3% declararam que a expectativa é de aumentar muito. Os principais cargos são de vendedores, operadores de caixas, estoquistas e repositores de mercadorias.

Carvalho fala que a demanda por profissionais deve ser maior do que no ano passado. “O mês de junho é importante para o comércio tocantinense, não só em Palmas, mas também no interior. Muitas pessoas aproveitam para comprar artigos de festas juninas e também, começam as praias, com isso, setores como os de confecção e bares, costumam ser beneficiados”, analisa.

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias – ICF é um indicador da Fecomércio Tocantins com a Confederação Nacional do Comércio – CNC. Os dados são oficiais e com uma amostra de no mínimo 500 famílias entrevistadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Fecomércio