Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Depois das discussões sobre a Operação Inconfidente durante a Audiência Pública da Segurança, na Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira, 28, o secretário da Segurança, Cidadania e Justiça, João Costa Ribeiro Filho apresentou um conjunto de imagens e vídeo onde ele mostra a atual situação das delegacias e presídios do Tocantins.

Após a exibição das imagens, o secretário comentou sobre a situação alarmante que se encontra a polícia do Estado. João Costa frisou que cerca de 12% das espingardas de uso da PM estão em situação regular de uso “e 8% em péssimo estado de conservação”.

De acordo com o secretário, é necessário que haja melhorias imediatas tanto nas delegacias quanto nas celas e presídios do Estado. “A polícia do Tocantins tem a capacidade de ser uma das melhores do Brasil”, completou.

O secretário ainda informou que a linha de prioridade é estruturar a questão prisional e em seguida estruturar a situação dos edifícios das polícias, além do processo de integração entre a Polícia Civil e Militar.

Durante o vídeo exibido pelo secretário, foi mostrada a situação dos presídios, durante uma visita de João Costa. Na visita, ele garantiu aos detentos a regularização do sistema prisional “para dar mais dignidade às vidas de cada um”.

Em discurso proferido, o secretário ainda destacou que o sistema deverá receber os investimentos necessários para que seja revisto e reestruturado. “Em breve vamos ter financiamento a longo prazo para reestruturarmos todo o sistema”, disse.

De acordo com João Costa, ainda, um grande problema do sistema prisional é o grande volume de reincidência dos criminosos, o que colabora com a superlotação dos presídios. “De 100 presos que soltamos, nós recapturamos 70 e esses trazem mais um ou dois”, completou.