Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O governo do Estado, juntamente a órgãos federais e municipais voltados ao setor ambiental, está intensificando as ações de combate e prevenção às queimadas em todo o Tocantins. As principais ações estão sendo promovidas por meio do Pacqto - Programa de Controle das Queimadas no Tocantins, desenvolvido pela Semades – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O Secretário Divaldo Rezende destaca que já foi investido mais de R$ 1 milhão em ações de combate às queimadas no Estado. O investimento engloba contratação de brigadistas e aquisição de equipamentos de combate ao fogo, dentre outras ações.
Número recorde de brigadistas

Para intensificar o combate aos focos de incêndio, um total de 90 brigadistas estão sendo contratados pelo Naturatins e Secretaria de Meio Ambiente. O Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Coordenador Estadual da Defesa Civil, Reginaldo Leandro da Silva, explica que esse pessoal já passou por treinamento e deve começar a atuar ainda neste semestre. Ele explica que atualmente o Estado conta com um efetivo de mais de 290 brigadistas institucionais, sem contar com as brigadas municipais, de ONG’s e outros. “Desde o início deste ano já conseguimos reduzir os focos de queimadas em 63%, mas ainda é preciso intensificar as ações de controle. O clima atualmente favorece a proliferação do fogo. Hoje o Estado apresenta cerca de 594 focos de queimadas”, acrescenta.

Tecnologia contra o fogo

Outra novidade que auxiliará no combate ao fogo, informada pela Semades, é a aquisição de um equipamento utilizado junto a um helicóptero, o Bambi Bucket. Esse sistema compatível com espuma, inclui uma válvula externa que permite que um jato sólido de água ou espuma seja lançado com absoluta precisão no alvo. Um helicóptero com um Bambi Bucket é um veículo de combate a incêndios independente e eficiente, que dá a oportunidade de jogar uma maior quantidade de água no fogo que qualquer outro sistema, com um custo menor. O equipamento já teve sua aquisição autorizada pelo Governador e está sendo comprado pela Semades. O Bambi Bucket será utilizado pelo Corpo de Bombeiros do Tocantins.

Parceria com Canadá

Visando o aperfeiçoamento das ações de combate às queimadas no Estado, o governo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está estudando uma parceria com o governo do Canadá. O secretário Divaldo afirma que representantes do Governo canadense já visitaram o Estado duas vezes este ano. A próxima visita deve ocorrer em agosto. “Há um interesse mútuo de cooperação. O Canadá foi escolhido por ser número um em combate a incêndios. Quando decidimos pelo Canadá, foi baseado na determinação do Governador de trabalhar sempre com as melhores referências, seja qual for o assunto”, explicou.

A Superintendente de meio Ambiente e Florestas, Marli Santos, explica que a parceria entre Tocantins e Canadá está me fase de negociação e tem por meta a concessão de empréstimos para financiamento e aquisição de equipamentos de combate a incêndios, além de investimentos em infraestrutura e equipamentos para o Cipama - Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental. “Estamos em fase de negociação, que deve ser encerrada até o final deste mês de julho. Além disso, pleiteamos um acordo de cooperação técnica e equipamentos para montar uma sala de monitoramento ambiental”, explica Marli.

Sobre o Pacqto

Prevenir, controlar e combater as queimadas por meio de um trabalho integrado. Esta é a intenção do Pacqto - Programa de Controle das Queimadas no Tocantins. As ações do Pacqto estão sendo desenvolvidas em quatro etapas. A primeira é a de Reflexão, em que será feito um trabalho de conscientização junto à comunidade.

A segunda etapa será a de Informação, onde serão colocadas em prática medidas técnicas e lúdicas, sendo estas últimas voltadas para educação das crianças.

Na terceira etapa, devem ser realizadas as ações dentro dos municípios, com o envolvimento de voluntários no trabalho de combate aos focos de incêndio. A quarta e última etapa será a de Apresentação dos Resultados e de Planejamento das Ações do próximo ano.

A previsão é que os resultados do Pacqto sejam apresentados em março de 2012, por meio do Fórum do Pacqto e, em maio, serão premiados os cinco municípios que mais se destacaram no combate aos focos de incêndio. Atualmente, as atividades do Pacqto estão sendo desenvolvidas na região do Jalapão.

Fonte: Secom