Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Como marco para o Dia Mundial de combate às Hepatites virais, oficializado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional está realizando uma campanha de prevenção a hepatite, onde a população é conscientizada através de reuniões nas unidades básicas de saúde, panfletagem na barraca da saúde na Ilha Porto Real e ainda a vacinação contra hepatite B, nos postos de saúde.

De acordo com a enfermeira responsável pelo programa de prevenção às hepatites virais do município, Vilma Azevedo Soares Teixeira, a vacina é realizada em três doses e está disponível nas unidades de saúde, para qualquer pessoa com até 24 anos ou pessoas de qualquer idade, desde que faça parte do grupo de risco. “Fazem parte do grupo de risco, manicures, tatuadores, tatuados, caminhoneiros, homossexuais, lésbicas, usuários de drogas, bombeiros, policiais militares, profissionais da saúde dentre outros”, explica Vilma.

A hepatite é uma doença silenciosa, os sintomas podem não aparecer, por isso é preciso prevenir. Os cuidados que devem ser tomados para prevenir as Hepatites dos tipos A e E, cuja transmissão se dá por contato entre indivíduos, pela água ou por alimentos contaminados, são: lavar as mãos depois de usar o banheiro, a cada troca de fralda, antes de preparar alimentos, antes de comer; lavar os alimentos que são consumidos crus com água tratada e clorada; cozinhar bem os alimentos, principalmente mariscos e frutos do mar; lavar bem pratos, talheres, copos, mamadeiras e chupetas; não tomar banho em riachos, enchentes, ou próximo de esgoto a céu aberto.

As Hepatites do tipo B, C e D são transmitidas principalmente por relações sexuais desprotegidas, de mãe para filho e pelo contato com sangue através de agulhas e seringas contaminadas e compartilhadas, colocação de piercings e procedimento de tatuagem em locais sem referência, manicure/pedi cure com equipamentos não esterilizados, procedimentos médico/ odontológicos, sem as devidas normas de segurança, e uso coletivo de escova de dentes, lâmina de barbear e depilar. Para prevenir, as pessoas devem tomar as três doses da vacina; usar sempre camisinha nas relações sexuais; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, odontológicos, nos procedimentos de acupuntura, colocação de piercings, tatuagem, em barbearias, salões de beleza e clínicas de estéticas. O ideal é que cada pessoa tenha seu kit de manicure/pedicure; não compartilhar escova de dente, lâmina de barbear, agulhas e seringas.

As Hepatites virais provocam inflamação do fígado e quando não diagnosticadas podem provocar complicações, muitas vezes levando à cirrose, ao câncer do fígado e a óbito. As Hepatites são diagnosticadas por meio de exames de sangue e os sintomas se caracterizam por mal-estar, náuseas, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), fadiga, falta de apetite, fezes esbranquiçadas, urina escura. E na forma mais avançada apresenta ao exame clínico fígado e baço aumentado e cirrose.

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional