Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Lançado na manhã desta quinta-feira, 28, no Paço Municipal de Palmas, o programa idealizado pela prefeita em exercício, Edna Agnolin, “Cruzada por uma Vida sem Drogas: Todos juntos para prevenir, educar e tratar”, reunirá instituições públicas, organizações não governamentais e a sociedade no combate, prevenção e tratamento do vício.

O Programa, inserido no Plano Municipal de Prevenção, Educação e Tratamento as Drogas, terá como objetivo uma ampla mobilização social, com a implantação de mecanismos de caráter preventivo, que permitam reduzir o consumo de drogas para proporcionar melhorias nos indicadores de violência, educação e saúde.

De acordo com a prefeita em exercício Edna Agnolin, a proposta do Plano é promover a articulação de uma grande cruzada em defesa da vida sem o uso de drogas, pontuando ações práticas e programas de curto, médio e longo prazo a serem empreendidos pelo poder público municipal, estabelecendo parcerias com instituições, órgãos públicos de outras esferas, ONG’s, associações de bairro e outras de interesse público e de caráter educativo.

“Não podemos mais ficar parados, apenas discutindo o problema das drogas. Agora é hora de agirmos. Esta é uma cruzada do bem, uma guerra que só temos como ganhar, se estivermos juntos”, frisou Edna Agnolin.

Presente no evento, o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Djalma Leandro, ressaltou que o lançamento do Programa é um momento histórico, uma vez que envolve segmentos públicos e sociais. Ainda segundo o presidente, “o modelo de repressão já demonstrou ser ineficiente. É preciso a realização de ações preventivas e que envolvam toda a sociedade.”

Projeto de Lei

Como primeira ação do Programa, na ocasião foi entregue aos vereadores Divina Márcia, Carlos Braga, Bismarck do Movimento, e Norton Rubens o Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de elaboração e implementação de projetos de prevenção às drogas e aos entorpecentes nas atividades das escolas da Rede Pública Municipal de Palmas. De acordo com o projeto, as Secretarias da Educação e Saúde atuarão em parceria com a Coordenadoria e Conselho Municipal Antidrogas junto às Escolas.

Parcerias

Nesta quarta-feira, 27, foi realizada uma reunião com os parceiros para apresentação do programa, quando todos também puderam contribuir para a formatação das ações que irão compor o Plano Municipal de Prevenção, Combate e Tratamento as Drogas. A próxima reunião, prevista para acontecer na primeira quinzena de agosto, servirá para formar o Comitê Articulador de Prevenção, Combate e Tratamento as Drogas. (Ascop)