Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Oprograma Mesa Brasil Sesc, em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social e o Exército Brasileiro, realizaram uma doação de seis mil quilos de alimentos às famílias carentes da região do Jalapão, especificamente nas cidades de São Félix do Tocantins e Mateiros. A ação aconteceu nos dias 26 e 27 de julho e atendeu cerca de 600 famílias.

A coordenadora do Programa Mesa Brasil do Sesc, Any Sandra Mendonça, explicou que a distribuição desses alimentos leva em consideração o baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH da região. “Nós recebemos as doações de parceiros e através de um trabalho conjunto com as instituições, nesse caso a Setas, que fez o diagnóstico e o cadastro das famílias, vamos redistribuir esses alimentos, buscando atender o maior número possível de pessoas. Nosso objetivo é que o alimento chegue à mesa de quem mais precisa”, destacou a coordenadora.

A dona de casa Francina Francisca da Silva, 42, da cidade de São Félix, tem oito filhos e afirmou que essa doação veio na hora certa. “A gente passa por muitas dificuldades, não tem emprego e às vezes até falta o que comer. Mas, é bom ver que tem gente que se preocupa com essa região e se esforça pra trazer uma ajuda. Esse alimento é muito bem vindo pra nós!”, conta Francina.

Já a doméstica Júlia Barbosa dos Santos, 45, de Mateiros, disse estar muito grata, pois a doação irá complementar a alimentação da família por um bom tempo. “Tenho cinco filhos pequenos e ganho muito pouco como empregada doméstica. Agora o arroz e o feijão dos meus filhos estão garantidos graças a essa boa ação”, frisa Júlia.

Quem também ficou muito feliz em receber a doação foi a jovem Ana Cláudia Carvalho, 20, moradora de Mateiros e mãe de três filhos. A dona de casa contou que é importante contar com essa ajuda, uma vez que a região não oferece muitas oportunidades de trabalho e a renda de sua família é baixa.

De acordo com a presidente da Associação de Proteção e Desenvolvimento de Crianças, Adolescentes e Idosos de Mateiros – Aprodecri, Vera Morkfa, esse trabalho é de suma importância para a comunidade. “Nosso objetivo é saciar a fome do nosso povo e é através de parcerias como essa que vamos combater esse mal. Nossa região enfrenta dificuldades, mas com ajuda vamos conseguir melhorar a qualidade de vida dessas famílias”, destacou a presidente.

Mais seis mil quilos de alimentos estão previstos para serem entregues em cidades da região do Bico do Papagaio.

Mesa Brasil Sesc

O Programa Mesa Brasil é uma iniciativa de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários e tem por objetivo contribuir para diminuir o desperdício de alimentos e a fome, bem como promover a melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda.

O Sesc iniciou seu trabalho de combate a fome e a desnutrição em 1991, o que deu origem ao Mesa Brasil, um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que tem como objetivo redistribuir alimentos excedentes apropriados para consumo fora dos padrões de comercialização. Formado por uma rede de banco de alimentos que busca onde sobra e entrega onde falta – o Mesa Brasil SESC contribui para o combate à fome através da complementação de refeições. (Ascom Sesc)