Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Marcação, olhar, passos e molejo no corpo é o que os estudantes estão observando na hora de suas apresentações no FESTA – Festival de Artes das Escolas do Tocantins, que iniciou nesta terça-feira, 2, as competições de dança. Dentre os jurados estão o coreografo da ‘Dança do Faustão’, Marcelo Amorim e a dançarina Geovanini Célia Dias Mota, de Fortaleza, Ceará.

As apresentações de dança acontecerão nesta terça e quarta. De acordo com Marta Pacheco, uma das organizadoras do FESTA, se inscreveram mais de 100 escolas e destas foram selecionadas 60 para as competições.

“Temos que valorizar cada um dos dançarinos, das dançarinas, porque a dança deve fazer parte do currículo no Brasil. Queremos que o teatro, a música, as artes plásticas sejam espaço de interação de cada um desses jovens”, disse o secretário da Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, que participou da abertura dos trabalhos.

O secretário Danilo frisou que a dança desenvolve o equilíbrio emocional e melhora a comunicação com o outro e com o mundo, por isso, é importante, que todos os alunos participem das atividades artísticas que estão sendo desenvolvidas nas escolas.

Os estudantes da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, da cidade de Presidente Kennedy, Andreina Hellen Martins Lopes, 11 anos, e Nestor Pimentel Rodrigues Neto, também de 11 anos, se emocionaram durante a apresentação no palco do FESTA. Eles resolvem ensaiar dança para uma apresentação na escola, mas ficou tão bom, que eles vieram até o festival. (Ascom/Flit)