Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Na madrugada desta segunda-feira, 1º de agosto, a Polícia Militar Ambiental (Cipama) autuou, no município de Monte do Carmo, por transporte ilegal de pescado de espécie proibida o senhor A. Pereira Rodrigues, no valor de R$ 13.100,00 (treze mil e cem reais).

Na ocasião, foi apreendida uma pick-up estrada contendo na sua carroceria 120 kg de pescado, sendo 80 kg de pescados diversos e 40 kg de pirosca.

O envolvido foi autuado de acordo com a Lei 9.605/98, Dec. Federal 7514/08, portaria Naturatins 446 e 28/00 e Lei Estadual 013/97 onde proíbe em todo o estado do Tocantins a pesca, a captura, o transporte e a comercialização das espécies (filhote ou piraiba, surubim ou pintado, caranha, pirarara, pirarucu ou pirosca).

“A preservação dessas espécies é muito importante para o equilíbrio do meio ambiente, visto que as mesmas estão ameaçadas e esse é um dos motivos das fiscalizações estarem sendo intensificadas em todo o Estado”, afirmou o comandante da Cipama, tenente coronel Félix. (Ascom/Cipama)