Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Nesta época do ano é recomendado tomar bastante líquido

Nesta época do ano é recomendado tomar bastante líquido Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Nesta época do ano é recomendado tomar bastante líquido Nesta época do ano é recomendado tomar bastante líquido

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), alerta a população para os cuidados que devem ser tomados, visando o enfrentamento das altas temperaturas e baixos índices de umidade do ar, a partir desta segunda-feira, dia 01 de agosto e no decorrer desta semana.

De acordo com Ana Paula Marques dos Santos, responsável Técnica pelo CIEVS, a temperatura máxima do ar, hoje, em Palmas, poderá chegar a 37ºC, com a umidade relativa do ar, abaixo de 40%, prevalecendo a escala de Estado de Atenção.

“Recomendamos que sejam evitadas: a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h, quando a umidade do ar fica ainda mais baixa; a prática de atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h; Ingerir grande quantidade de líquidos e comidas leves, além de climatizar os ambientes”, frisa Ana Paula.

Cuidados com o sol

As pessoas que se expõem ao sol, de forma prolongada e frequente, por atividades profissionais e de lazer, constituem o grupo de maior risco de contrair câncer de pele, principalmente aquelas de pele clara.

Com sol, na maior parte do período, o Índice de Raio Ultravioleta está em nível considerado Muito Alto 09, na ausência de nuvens, que requer extra proteção, especialmente as crianças, por serem mais vulneráveis aos efeitos nocivos do sol.

“Por isso, recomendamos a todos que é preciso incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16horas”, orienta Ana Paula.

Orientações Para o Tempo Seco

1 - Evitar a prática de atividades físicas, ao ar livre, entre 11h e 15h; Evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h, quando a umidade do ar fica ainda mais baixa; Ingerir grande quantidade de líquidos, principalmente água e suco, para evitar a desidratação; Ingerir comidas leves, como verduras, legumes e frutas, evitando frituras.

2- Coloque no quarto, ou área de trabalho, um umidificador, um balde com água, ou toalha molhada, para ajudar a elevar a umidade do ambiente; Limpar a casa e os móveis com panos úmidos para evitar o contato com o pó, foco de ácaros, responsáveis por alergias respiratórias.

3- Evite locais fechados com aglomeração de pessoas.

4- Usar soro fisiológico para os olhos e narinas.

Contra os raios ultravioletas

Usar chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ar livre; Evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas; Ao sair ao sol utilize roupas de pernas e mangas longas, para a proteção da pele.