Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lia Mara

Com uma apresentação digna do que foi a Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT) durante os dez dias de sua realização (25/07 a 3/08) o Coral Mil Vozes marcou o encerramento da feira na noite dessa quarta-feira, 3, e contou com a presença do governador Siqueira Campos, do secretário da Educação Danilo de Melo Sousa, da secretária de Estado da Cultura, Kátia Rocha.

A apresentação aconteceu nas escadarias da rampa norte do Palácio Araguaia que contou com grande público formado por familiares das mil vozes dos alunos de 13 escolas do ensino fundamental e ensino médio das redes municipal, estadual e privada da capital. Foi um acontecimento inédito, disse a coordenadora e regente do coral, Marta Alves Silveira, ao assinalar que a expectativa era muito grande, já que a maioria dos meninos e meninas não haviam participado antes de evento dessa magnitude.

Foram apresentadas canções regionais, nacionais e internacionais. Algumas delas, como o Hino ao Tocantins, de Genésio Tocantins, e de vários cantores e compositores, a exemplo de Dorivã, Juraildes da Cruz, Roberto e Erasmo, Lou B. Rogers e Jenny Johns, Elton John e Tim Rice, Tim Maia, dentre outros.

Conforme a tia da aluna Letícia, 8 anos, da Escola Vila União, Eliane Alves, moradora da 305 Norte, “foi algo muito lindo”. Para o pai de duas alunas integrantes do coral, João Geraldino, a performance dos jovens cantores foi de grande valor para a música tocantinense e em geral. O professor Zezuca Pereira, da UFG e Universidade Federal do Tocantins (UFT), membro da Academia Tocantinense e Portuense de Letras afirmou que a apresentação do coral “é amostra do avanço do Tocantins e uma bela iniciativa que estimula a integração das pessoas”, disse ele.

Além das atividades que ainda seguem nesta noite nos diversos estações e estandes da Flit, o evento terá seu encerramento com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, na Concha Acústica. (Secom-TO)