Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Faltam seis dias para a Marcha das Margaridas e no Tocantins a mobilização está a todo vapor. A meta é levar mil mulheres trabalhadoras rurais do Tocantins à Brasília nos dias 16 e 17 agosto.

"Como diz o tema da Marcha, temos 2011 razões para marchar e aqui no Tocantins a expectativa e mobilização é muito grande. Todos os sindicatos de trabalhadores rurais estão mobilizados. As mulheres estão animadas para participar dessa Marcha que é um grande desafio pra nós mulheres trabalhadoras rurais do Tocantins e do país”, informou a secretária Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaet - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura do Estado do Tocantins, Antônia Leão.

Em sua 4ª edição, a Marcha das Margaridas deste ano tem como lema: 2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade. E o objetivo é levar às ruas da Capital do país 100 mil mulheres trabalhadoras rurais para reivindicarem políticas públicas para as trabalhadoras rurais.

“As trabalhadoras rurais ainda tem muitas dificuldades principalmente em relação a produção e comercialização dos seus produtos, violência doméstica, acesso à água e educação de qualidade para seus filhos”, destacou Antônia Leão.

Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas é o maior movimento de trabalhadoras rurais da América Latina e é coordenada pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais composto pela Contag - Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura, por 27 Federações – Fetag’s e mais de 4000 sindicatos.(Ascom/ Fetaet)