Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista concedida durante a sessão da manhã desta terça-feira, 16, na Assembleia Legislativa, a deputada Josi Nunes (PMDB) comentou sobre a possibilidade de se formar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as irregularidades nas dispensas de licitações por parte do Governo do Estado. A deputada informou que a intenção é que a bancada de oposição se reúna ainda no final desta sessão para que sejam definidos os parâmetros do encaminhamento.

Josi frisou que já possui 8 assinaturas de deputados da bancada oposicionista para pedir abertura da CPI e que irá solicitar o apoio dos outros 4 opositores na reunião ao final da sessão. De acordo com Josi, os confirmados até o momento são Eli Borges (PMDB), Stálin Bucar (PR), Ricardo Aires (PMDB), Sargento Aragão (PPS), Wanderlei Barbosa (PSB), José Augusto Pugliesi (PMDB), Solange Duailibe (PT), além da própria Josi. “Ainda falta convidar o Sandoval (Cardoso, do PMDB), o Eduardo do Dertins (PPS), Iderval Silva (PMDB) e o deputado Vilmar do Detran (PMDB)”, completou.

A deputada salientou ainda que tem consciência de que, caso haja a votação em plenário pela formação da CPI, existe a grande possibilidade de que a proposta seja barrada por conta dos parlamentares da base governista. “Nós temos a consciência de que somos minoria neste parlamento”, disse.

Contudo, Josi comentou que existe uma deliberação do Supremo Tribunal Federal na qual os ministros destacaram a não necessidade de aprovação de uma proposta de CPI pelo plenário. “Basta as assinaturas dos deputados”, completou.

Sargento Aragão

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã da última segunda-feira, o deputado Sargento Aragão (PPS) já havia confirmado a possibilidade de pedido de CPI contra a dispensa das licitações por parte da bancada de oposição. Durante a sessão de hoje, o deputado voltou a defender a CPI e frisou que o fato determinado, que garantiria a instalação da comissão parlamentar, já existe. “Essas dispensas irregulares de licitação são o fato determinado”, completou.