Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Os alunos das escolas públicas realizaram nesta quarta-feira, 17, as provas da 1ª fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Para o professor de Matemática Jeane Santana Barbosa, do Centro de Ensino Médio Castro Alves, o aluno que faz a prova fica mais preparado para enfrentar outros desafios como ENEM, concursos públicos e outras avaliações.

No CEM Castro Alves, localizado em Palmas, quase todos os seus 1.600 alunos fizeram a prova. Eduardo Felipe de Sousa Oliveira, 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio, disse que o importante não é pensar nas medalhas que serão oferecidas aos melhores classificados, mas pensar no conteúdo, na possibilidade de ser agraciado com a bolsa de estudos.

Ana Beatriz Oliveira Coelho, 15 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, disse que prefere estudar línguas, mas tem consciência que o conhecimento da Matemática é necessário para muitas coisas da vida, desde a construção de uma casa a organização das despesas mensais.

Apoio da Seduc

Na manhã da quarta-feira, 17, os técnicos da Secretaria Estadual da Educação, Marcelo Costa Guimarães, assessor de Currículo de Matemática e Anderson Bezerra Barros, coordenador de Programas e Projetos do Ensino Médio passaram por escolas para acompanhar a aplicação das provas.

Anderson explicou que a Seduc irá premiará os alunos que obtiverem melhores resultados nos exames de Matemática com máquinas fotográficas, aparelhos celulares e medalhas, como uma forma de incentivar a aprendizagem da disciplina.

O professor de Matemática Jeane frisou que no CEM Castro Alves, os estudantes sempre estão participando de gincanas de Matemática, com questões lógicas e divertidas para atrair a atenção dos alunos e fazer com que eles aprendam se divertindo.

Outra proposta do professor Jeane é fazer a correção das provas da OBMEP na sala de aula para que estudantes tenham consciências das questões e das fórmulas que poderiam ser utilizadas para se chegar as respostas corretas.

Premiação e oportunidades

Serão aprovados para a 2ª fase, 5% dos alunos com a maior pontuação de cada nível em cada escola. As provas da 2ª fase serão aplicadas nos centros de estudos indicados pela Coordenação da OBMEP.

No final serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata, 1.800 com medalhas de bronze e 30 mil com certificados de Menção Honrosa.

Serão premiados 127 professores, os que estão em sala de aula dos alunos participantes na 2ª fase. Serão premiadas 81 escolas municipais ou estaduais, sendo três para cada unidade da Federação, que alcançarem o maior número de pontos em seus respectivos estados.

Todos os alunos premiados com medalhas poderão participar do PIC – Programa de Iniciação Científica com bolsas de iniciação científica júnior, criado pelo CNPq, visando despertar nos jovens o gosto pela ciência. O Programa de Iniciação Científica tem duração de um ano e os estudantes contemplados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00. (Ascom Seduc)