Estudantes da rede pública de Palmas já podem se matricular no Curso de Vídeo de Bolso do projeto Telinha de Cinema, realizado pela ong Casa da Árvore em parceria com a Vivo, Petrobras e UFT. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas Espaço Casa da Árvore que fica na avenida. Teresina, n 6, Jardim Aureny I. As matrículas vão de 22 a 26 de agosto.
O curso está sendo oferecido para jovens com idade entre 13 e 18 anos matriculados em escolas públicas. Ao todo são 40 vagas para os turnos matutino e vespertino. Com duração de um semestre letivo (180 horas), a atividade é uma alternativa de formação complementar oferecida no contraturno escolar para os jovens interessados em desenvolver habilidades para realização audiovisual a partir de mídias portáveis, como o telefone celular. As aulas acontecem três vezes por semana e são realizadas por educadores com a monitoria de estudantes universitários.
Através da experiência de conceber, produzir e compartilhar vídeos através de seus telefones celulares, os jovens realizadores do projeto Telinha de Cinema desenvolvem habilidades artísticas e tecnológicas que propiciam descobertas de novas e diferentes formas de aprender e ensinar. Assim o projeto estimula estes adolescentes a aproveitarem seu interesse e facilidade com as novas tecnologias para atuarem como agentes de transformação do ambiente escolar, incorporando a arte e as tecnologias de mobilidade no cotidiano da sua escola.
Outras atividades
O projeto Telinha de Cinema é realizado em Palmas- TO desde 2007 pela ONG Casa da Árvore em parceria com a Vivo. Já recebeu diversos prêmios como o de Tecnologia Social 2009 (Fundação Banco do Brasil / Unesco), EDU.Mov 2007 – Melhor Projeto Nacional de Educação com Mídias Móveis (Instituto Telemig) e Programa Desenvolvimento & Cidadania 2010 (Petrobras – Categoria Nacional) que possibilitou a ampliação da iniciativa para Goiânia. Nestes anos já atendeu a quase 400 adolescentes de comunidades carentes.
Além do Curso de Vídeo de Bolso o Telinha de Cinema conta com outras linhas de atuação, comunitárias e acadêmicas, como reaplicação Escolar que orienta egressos do projeto a desenvolverem atividades de produção de arte tecnológica associada ao currículo, junto a seus professores e colegas de classe.(Ascom Projeto Telinha de Cinema )