Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) apresenta os serviços que as mulheres e homens palmenses dispõem gratuitamente para o planejamento reprodutivo familiar, durante painel da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMUDIM), que discute ações de assistência à mulher, nesta sexta-feira, 26, às 10h, na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

De acordo com Samuel Bonilha, titular da Semus, os serviços relacionados ao planejamento reprodutivo incluem tratamento para infertilidade masculina e feminina, acompanhamento de pré-natal de alto risco e processo para realização de laqueadura e vasectomia. “Oferecemos também atividades educativas, atendimento clínico e aconselhamento em todas as Unidades de Saúde da Família e no Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva (CSSR) da Capital”, informa o secretário.

Aconselhamento

Todos os médicos e enfermeiros das 35 Unidades de Saúde da Família de Palmas são capacitados a oferecer aconselhamento para mulheres que desejam iniciar o planejamento reprodutivo. “A partir do aconselhamento, o profissional orienta e ajuda a paciente a decidir qual o melhor método contraceptivo a ser escolhido para o planejamento reprodutivo de sua família”, explica Alessandro Pantoja, coordenador da Atenção Básica de Palmas.

“Durante a consulta, o aconselhamento proporciona mais diálogo e, conseqüentemente, confiança entre paciente e profissional de saúde. É a oportunidade de a mulher se sentir sujeito de sua própria saúde”, explica Iêda Nogueira, Área Técnica de Saúde da Mulher em Palmas.

Planejamento Reprodutivo Gratuito

O CSSR é referência em Palmas para a orientação de casais que desejam fazer o planejamento familiar. Com equipe multiprofissional, o CSSR oferece orientação para adoção de procedimentos contraceptivos definitivos ou temporários, tratamento para infertilidade do casal, acompanhamento de pré-natal de alto risco e processo para realização de laqueadura e vasectomia.

Em média, o CSSR realiza cerca de 800 atendimentos por mês, entre eles a colocação de dispositivo intrauterino (DIU), exames de ultrassonografia obstétrica e outros procedimentos gratuitos.

Programação

Dia 25 de agosto

14h- Solenidade de abertura

·Composição da mesa de honra;

·Execução do Hino Nacional Brasileiro

·Homenagem aos 05 anos de criação da Lei Maria da Penha;

·Apresentação Cultural

15h30: Conferência Magna:Análise da realidade brasileira, avaliando as políticas realizadas e os compromissos assumidos pelo Estado Brasileiro no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Conferencista:Rosângela Maria Rigo - SPM

16h15: Palestra - Uma experiência na Eletrobrás/ Eletronorte para a autonomia e inclusão das mulheres com equidade e igualdade de oportunidades.”

Palestrante: Gleide Almeida Brito - ELETRONORTE

17h - Coquetel

Dia 26 de agosto

8h: Café da Manhã, Inscriçãoe entrega do material

8h40- Plenária de abertura

·Aprovação do Regulamento da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher.

9h Palestra:

·Análise da realidade da Mulher palmense e os desafios para a construção da igualdade de gênero. Giselli Tamarozzi- UFT

10h Painel:

Avaliação das Políticas públicas para as mulheres palmenses no que se refere às açõesde saúde reprodutiva, educação inclusiva, enfrentamento da violência, participação das mulheres nos espaços de poder, enfrentamento das desigualdades geracionais, autonomia econômica, moradia digna.

11h10:Debate

12h:Encaminhamento para a tarde

12h15:Intervalo para o almoço

13h30: Apresentação da metodologia do trabalho em grupos

13h45:Grupos de Trabalho:

·Discutir os eixos do II Plano Nacional e elaboração de propostas para o Plano Municipal de Direitos da Mulher.

·Discutir e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.

·Elaborar propostas para a construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.

15h45: Plenária

17h15: Eleição das delegadas para a Conferência Estadual

18h15:Encerramento - Agradecimentos

(Ascom Semus)