Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de quatro meses de mandato, o senador Ataídes Oliveira (PSDB TO) deixou nesta quarta-feira, 31, o Senado. Depois de breve discurso de despedida, o senador tocantinense recebeu muitos apartes de senadores de diferentes partidos, como o senador Vital do Rego (PMDB-PB), presidente da Comissão de Orçamento: “Senador Ataídes, V. Exª é um homem que todos nós, senadores e senadoras, soubemos olhar de um jeito diferente: amável, elegante, polido, tratado. Até nos termos duros que traz. Mas profundamente responsável com o que fala, com o que diz, com o que pensa, com o que traduz na tribuna desta mais Alta Casa Legislativa do País”.

O ex-governador do Mato Grosso, o senador Blairo Maggi (PR MT) lembrou que, como Ataídes, também tinha sido suplente do falecido senador Jonas Pinheiro. “Passei quatro meses aqui como Senador e foi aí que tomei o gosto pela política, disputando depois o governo do Estado, estando hoje aqui como Senador” lembrou o senador Maggi que finalizou: “Desejo-lhe o mesmo caminho. Felicidades!”.

O senador Luiz Henrique (PMDB SC) comparou Ataídes Oliveira a um fenômeno “efêmero, brilhante e inesquecível como um cometa”. Em quatro meses de trabalho, V. Exª deixou sua marca. Nós, aqui que ficaremos, lembraremos da sua operosidade, do seu empenho, do seu trabalho. Parabéns a V. Exª!” registrou o ex-governador de Santa Catarina.

Custo Brasil

O ex-ministro da Previdência, senador José Pimentel (PT CE) reconheceu a importância do debate introduzido pelo senador Ataídes Oliveira sobre a questão do custo Brasil e a necessidade de um controle social maior do Sistema S. “O conjunto de informações que V. Exª trouxe para esta Casa será uma grande fonte de pesquisa para aqueles parlamentares que pretendem contribuir com o mundo da empregabilidade, com o mundo do empreendedorismo, com o programa de um Brasil mais forte, mais consistente e mais competitivo. “Sei que V. Exª volta para o Tocantins, mas, aqui, as portas continuam abertas, para que o senhor possa vir conversar, nos abraçar. Parabéns pela sua passagem. Vai deixar muita saudade aqui no Senado Federal”, disse o ex-ministro.

Outros senadores

Outros senadores também se despediram do senador Ataídes Oliveira como o ex-governador do Pernambuco e senador Jarbas Vasconcelos (PMDB PE) que testemunhou que “Ataídes é assíduo, responsável, e todas as vezes que foi à tribuna sempre foi para defender interesses do seu Estado e do País”.

Ao se despedir, o senador Eduardo Suplicy (PT SP) transmitiu o senador “que esteja sempre consciente de que aqui estará um Senador do Estado de São Paulo, do Partido dos Trabalhadores, com a disposição de colaborar com V. Exª no interesse maior do povo do Tocantins e do povo brasileiro”.

O senador Pedro Taques (PDT MT) também elogiou a atuação de Ataídes Oliveira: “durante esse curto período que aqui ficou, deixou a sua marca, na defesa do povo do seu Estado, na defesa de suas convicções, convicções todas amparadas na defesa da moralidade e na defesa do patrimônio público. A luta de V. Exª não contra o Sistema “S”, mas para que ele fosse passado a limpo me empolgou e eu comecei a estudar essa questão. Parabéns pelo seu tempo aqui, senador!”.

O jovem senador Randolfe Rodrigues (PSOL AP) agradeceu Ataídes pela convivência, elogiando “sua firme nas suas posições políticas, assinando todos os pedidos de comissões parlamentares de inquérito que aqui têm sido protocolados e se aliado a todos os que compreendem que é possível construir um Brasil decente, um Brasil de justiça”. A postura de V. Exª aqui no Senado, deve orgulhar o povo de Tocantins, disse Randolfe.

O senador Paulo Davim (PV RN) reconheceu que a satisfação pelo convívio com o senador Ataídes Oliveira. “Foi uma passagem bastante profícua, de aprendizado de ambos os lados. Nós aprendemos a respeitar suas idéias. O senhor volta as suas atividades com a certeza e a consciência do dever cumprido. O senhor desempenhou bem o seu papel, é elogiável sua postura” disse o senador, que é médico de profissão.

Mais senadores

Diversos outros senadores continuaram a se registrar no Plenário do Senado manifestação de estima e elogios a atuação do senador tocantinense durante toda a sessão que seguiu até tarde da noite, enquanto se discutia a Medida Provisória 532/2011 que normatiza a comercialização do etanol e das atividades da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A maioria não pode estar presente no momento do discurso de despedida de Ataídes por compromissos fora do Senado com a reunião para a composição do Parlatino e do movimento contra a corrupção realizados no mesmo horário do discurso do senador tocantinense. (Assessoria de Imprensa Ataídes Oliveira)