Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

A troca de experiências e o fortalecimento do esporte nos estados considerados do interior do Brasil foram temas da conversa entre os secretários da Juventude e dos Esportes do Tocantins, Olyntho Neto, e do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, José Joacy Bastos. O encontro aconteceu na manhã da última segunda-feira, 29, na Sejuves, em Palmas. No final da audiência, o Secretário do Rio Grande do Norte pediu informações sobre alguns programas desenvolvidos no Tocantins para que possam ser implantados em seu Estado.

De acordo com Bastos, o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, que tem como vice-presidente o secretário Olyntno Neto, está ajudando os estados em suas políticas públicas voltadas para o esporte, e muitas questões debatidas estão ganhando força. “O que o Brasil precisa é interiorizar o esporte. Temos muitos talentos que precisam de oportunidade”, disse o secretário potiguar citando como exemplo a China, que investiu nos atletas do interior do país e a cada ano vem se consolidando como potência internacional do esporte.

Olyntho Neto explicou que uma de suas lutas será a “profissionalização” do esporte tocantinense e dos estados fora do eixo Rio/São Paulo. “Estamos correndo atrás de mais recursos federais e de parcerias com várias entidades para que possamos estruturar o esporte local. A sua (José Joacy Bastos) visita aqui está sendo muito proveitosa, pois a troca de experiência sempre contribui”, concluiu Olyntho Neto.

No final da audiência, Olyntho Neto convidou o secretário do Rio Grande do Norte para participar da abertura dos Jogos dos Povos Indígenas que irão acontecer de 08 a 15 de outubro no município de Porto Nacional. O secretário confirmou presença. (Ascom Sejuves)