Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A equipe de produção dos Jogos Indígenas, composta por engenheiros, arquitetos e tecnólogos do Governo do Estado, da Prefeitura de Porto Nacional, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Obras e Infraestrutura, juntamente com a representante da Comissão Inter-tribal, Memória e Ciência Indígena, Joana Terena visitaram, na última sexta-feira, dia 2, as instalações da Ilha Porto Real, para discutir os últimos detalhes técnicos para o início das construções das ocas, como parte da estrutura que será montada para receber os 11° Jogos Indígenas, em outubro.

Na ocasião, foram discutidos pormenores para construção das ocas e também da arena, onde acontecerão os jogos, local onde será a cozinha, o refeitório, o posto médico que contará com equipe de médicos e enfermeiros para atender os indígenas.

Foram levantadas ainda, questões sobre estrutura, medidas, cobertura, além da instalação de duchas, iluminação, para que os jogos aconteçam, oferecendo a composição exigida para recepcionar as etnias que participarão do evento.

Ficou decidido que a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura construirá a primeira oca, então virá uma comissão do Ministério dos Esportes para avaliar quais as mudanças necessárias, para assim serem executadas as outras 33 ocas.

Os Jogos Indígenas estão previstos para acontecer de 8 a 15 de outubro e a expectativa é que tragam muitos benefícios para Porto Nacional, que estará no foco da imprensa mundial, atraindo também turistas de todas as partes do Brasil e do mundo para prestigiar o evento. É esperada uma grande movimentação na economia local, bem como em toda a rede hoteleira da cidade.

Conforme o secretário de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Jefferson Lopes, ainda há muito trabalho pela frente, “mas esse é um evento de grande porte e Porto Nacional só tem a ganhar sediando os Jogos”, afirma. (Assessoria de Imprensa)