Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na noite dessa segunda-feira, 5, os servidores do quadro geral do Estado decidiram conceder um prazo até o dia 13 de setembro para que o governo resolva o impasse referente à progressão daqueles que estão no final da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR); e também para que progrida os servidores que estão aptos, cuja publicação em Diário Oficial vem sendo atrasada pelo governo desde o mês de abril.

Nesta terça-feira, 6, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) oficiará o Executivo da decisão da categoria, que também inclui - caso o governo não atenda o pedido no prazo -, dar início no dia 19 de setembro a uma campanha, utilizando os principais meios e ferramentas de comunicação disponíveis para cobrar que seja concedido o que é direito conquistado dos servidores.

Na Assembleia foi destacado todo o processo de diálogo que o sindicato, junto com a comissão formada por servidores e outras entidades classistas, tentou manter com o governo nos últimos meses, bem como a demonstração do Executivo de desinteresse em resolver a questão.

Caso o governo não se manifeste, apesar da campanha, uma nova Assembleia Geral será convocada para definir outras medidas. A categoria não descarta, se for necessário, uma paralisação da classe.

Data base

Outro assunto na pauta da Assembleia Geral foi a data base 2011, prevista em lei para ser concedida todo ano, no mês de outubro. A categoria decidiu que o sindicato deverá apresentar ao governo uma proposta de reajuste de 10% para compensar as perdas salariais decorrentes da inflação. Os servidores também deixaram claro que não vão tolerar que a concessão da data base seja protelada, pedindo que o pagamento ocorra na folha de outubro.

Presentes

As deliberações dessa segunda-feira foram defendidas pela maioria absoluta dos mais de 500 servidores presentes na Assembleia. Participaram do evento, servidores de 64 municípios, conforme segue: Palmas, Aguiarnópolis, Aliança, Almas, Alvorada, Ananás, Aparecida do Rio Negro, Araguacema, Araguaçú, Araguaína, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Buriti, Cariri, Caseara, Colinas, Colméia, Cristalândia, Crixás, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Filadélfia, Formoso, Goianorte, Guaraí, Gurupi, Lajeado, Lizarda, Miracema, Miranorte, Natividade, Nazaré, Nova Olinda, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Paraíso, Paranã, Pedro Afonso, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Rio dos Bois, Rio Sono, Sandolândia, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Terezinha, São Miguel, São Valério, Sucupira, Taguatinga, Tocantínia, Talismã, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.(Ascom Sisepe)