Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Eleita pelo Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar com uma das seis melhores escolas do País, a Escola Estadual Presidente Costa e Silva, localizada em Gurupi, recebeu nesta sexta-feira, 16, a equipe do Canal Futura, da Rede Globo, para mostrar os projetos desenvolvidos pela escola e que os deu destaque no Brasil.

A equipe composta pela repórter Luciana Ribeiro, o cinegrafista Carlos Félix e o operador de áudio André Ramos vão produzir uma matéria especial com duração de cinco minutos que será veiculada no Jornal da Futura, e que também servirá de material para avaliação dos mais de 100 jurados da banca examinadora do Prêmio que escolherá a escola Referência em Gestão do Brasil.

Luciana Ribeiro já visitou duas outras escolas que também concorrem ao prêmio, sendo elas, o Centro de Educação Infantil Municipal Raio de Sol (Joinville/SC) e a Escola Estadual José Pontes de Oliveira (Bela Vista de Goiás/GO), e a agora a única unidade de ensino da região norte classificada para a final. De acordo com Luciana a reportagem vai mostrar as experiências bem sucedidas da escola. “Essa é a terceira escola que estamos visitando. São realidades e públicos diferentes, como por exemplo a escola de Joinville que atende as séries iniciais da educação infantil, diferente daqui que trabalha com adolescentes”, contando que parte dos projetos apresentados são dirigidos para a modalidade de ensino que a escola trabalha.

Segundo a jornalista, as reportagens serão exibidas uma semana antes da etapa final que vai indicar a vencedora, em nível de Brasil.

A diretora da Escola Presidente Costa e Silva, Adriana Pereira Aguiar, aposta nos projetos que são desenvolvidos pela unidade. “Já somos vencedores, pois estamos entre as seis melhores do país. Acredito que a equipe do Canal Futura terá muitas experiências boas de uma escola tocantinense para mostrar a todo o Brasil”, fala emocionada.

A escola do Tocantins

A Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Gurupi, tem 292 alunos e foi escolhida por várias ações inovadoras, que poderiam ser aplicadas em todas as escolas. No ano passado, a escola obteve índice zero de evasão escolar e todos os pais foram envolvidos em diversas atividades. Os alunos também foram envolvidos numa gincana que dava direito ao bônus viagem, um prêmio que garante viagens culturais para as cidades vizinhas. Para conquistar os bônus, os alunos acumulam pontos de acordo com a freqüência dos pais nas reuniões, a conservação dos livros didáticos e ações de voluntariado. Os alunos também recebem na escola o Cartão Lan House Monitorada, que funciona a partir do acompanhamento da agenda escolar. A cada dois meses, a agenda é monitorada e os carimbos positivos dão direito aos alunos de usarem o computador no contra-turno.