Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Enquanto as definições oficiais não saem, as negociações nos bastidores movimentam o processo eleitoral de 2012. As últimas informações dão conta de uma possível parceria entre o PT e o PMDB visando a Prefeitura de Palmas no ano que vem. A questão não seria novidade nenhuma se não envolvesse o lançamento da ex-primeira-dama do Tocantins, Dulce Miranda (PMDB) como vice do atual secretário municipal da Saúde, Samuel Bonilha.

Bonilha, atualmente, está sem partido. A intenção é que ele se filie ao PT ainda neste mês para poder concorrer ao Paço Municipal já no ano que vem. O nome de Dulce partiu da necessidade de se agregar um nome ligado à causas sociais, como é o caso da esposa de Marcelo Miranda. A iniciativa, no entanto, não teria partido do prefeito Raul Filho (PT) e ainda precisaria passar pelo crivo das lideranças do Partido.

O principal entrave, segundo informações, é que o nome do secretário da saúde seria uma indicação mais técnica do que política, o que poderia enfraquecer a candidatura do Partido no ano que vem.

Outra movimentação no cenário é um possível retorno do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbieiro (PSB) ao Partido dos Trabalhadores. Alan, que já fez parte do PT num passado recente, tenta emplacar uma candidatura pelo Partido do deputado federal Laurez Moreira, mas enfrenta uma forte resistência interna por conta da força política do deputado estadual Wanderlei Barbosa, que já teve 5 mandatos de vereador pela capital.

Situação atual

Atualmente, depois de plenárias estaduais do PT, o partido deliberou pelo lançamento das pré-candidaturas de José Messias da Caixa, Eduardo Manzano e do deputado José Roberto Forzani para a disputa no ano que vem.

Já a ex-primeira-dama, de acordo com informações recentes, teria recebido o convite para compor com o PP, ao lado do empresário Carlos Amastha, recém saído do PV e filiado ao Partido Progressista.