Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Gustavo Sá

Foto: Gustavo Sá

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 20, na Avenida Teotônio Segurado, uma das blitz educativas promovidas pelo Detran-TO, como parte da Semana Nacional de Trânsito. De acordo com o engenheiro civil Jéferson Silva astro, “esta iniciativa é importante. Os altos gastos com socorro às vítimas de acidentes de trânsito sobrecarregam o sistema financeiro das nações e devemos não esquecer também o valor que tem cada vida”.

A previsão é que a ação seja repetida já nesta quarta-feira, a partir das 8h30, na TO-050, em frente ao Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto.

Durante as abordagens foram entregues materiais educativos contendo dicas de segurança. No transporte coletivo, os usuários foram orientados para terem um comportamento diferenciado, pois são pedestres e também devem respeito à legislação de trânsito.

A blitz é uma iniciativa do Detran-TO, em parceria com a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT) e Guarda Metropolitana. Entre os veículos envolvidos na operação estiveram táxi, mototaxi, ônibus, caminhões, veículos de carga e de passeio, utilitários e motos.

De acordo com o coordenador de Policiamento de Trânsito do Detran-TO, tenente Vilson Rodrigues da Silva Júnior, o objetivo da blitz é conscientizar a população, especialmente para a redução dos acidentes e o cumprimento da legislação da área. “Queremos que as pessoas adotem uma postura mais humana em relação ao trânsito”, disse o coordenador.

Para o motorista de ônibus Ronaldo Gomes Barros “cada condutor tem que ter responsabilidade ao dirigir um veículo, porque ele não circula nas vias públicas sozinho. Milhares de motoristas dividem o mesmo espaço”. Barros destacou que os jovens devem ter mais comprometimento com o trânsito, uma vez que a maior parte dos acidentes envolve esta faixa etária.

Estatísticas

Os jovens com idade entre 18 e 29 anos representaram 28% das vítimas fatais de trânsito, no Tocantins, em 2010, com 72 mortos. Os dados se referem a acidentes ocorridos em vias municipais e nas rodovias do Estado.

Semana

Para combater os acidentes, o Detran-TO trabalha com ações contínuas de educação para o trânsito, que se intensificam durante a Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)”, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa diminuir a mortalidade e o número de feridos graves no trânsito. (Ascom Detran)