Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Ao centro Denise Vieira, (da esq. p. dir.), Bruno Elias, Iranilto Sales, Lucas Paiva e Edy Júnior Ao centro Denise Vieira, (da esq. p. dir.), Bruno Elias, Iranilto Sales, Lucas Paiva e Edy Júnior

A jovem Denise Vieira, 22 anos, foi eleita a nova secretária municipal de Juventude do PT de Palmas. A escolha da nova secretária foi realizada no domingo, 18, durante o II Congresso Municipal da JPT, que contou com a participação de cerca de 100 jovens. A posse da nova secretária acontece em 2012 e o mandato é de quatro anos.

Duas chapas disputaram a eleição, que foi bastante acirrada, com apenas dois votos de diferença. A chapa “JPT transforma Palmas”, liderada por Denise Vieira e a“Juventude do Movimento Democrático Socialista”, liderada pelo jovem Lucas Paiva. “Quero pedir uma salva de palmas à juventude petista. Independente do resultado, a vitória é da juventude”, comemorou Milne Freitas, um dos fundadores do PT do Tocantins e membro do Diretório Estadual do Partido.

Para Lucas Paiva, a vitória foi da juventude. “Após o processo podemos afirma que quem de fato ganhou com tudo foi a juventude petista de Palmas que pôde participar do melhor e mais enriquecedor congresso da história do nosso partido no Tocantins”, destacou.

De acordo com a secretária eleita, Denise Vieira, o congresso cumpriu seu papel ao mobilizar os jovens e promover o debate sobre a conjuntura, a reforma política e a organização da JPT. “Contamos com ampla participação de jovens filiados, bem como de convidados e simpatizantes, que na ocasião se filiaram ao Partido dos Trabalhadores. Nossa gestão terá o desafio de dirigir o processo de organização da juventude do PT para as eleições municipais de 2012 e juntamente com as diversas organizações juvenis e juventudes partidárias propor uma nova forma de fazer política na cidade de Palmas, onde os jovens sejam tratados como sujeitos de direito e não apenas como um grande segmento eleitoral a ser conquistado”, ressaltou.

Segundo o atual secretário municipal da JPT, Iranilto Sales, a nova secretária terá assento, com direito a voz, na executiva municipal da próxima direção do Partido em Palmas.

Durante o II Congresso foram escolhidos os delegados municipais que ajudarão a escolher o secretário estadual da JPT, em etapa estadual do Congresso, que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro. Já o II Congresso Nacional da Juventude do PT será realizado em Brasília, de 12 a 15 de novembro, com o tema "Uma nova geração para transformar o Brasil", com a participação dos filiados que tem entre 16 e 29 anos, de todos os estados.

Participação

O Congresso Municipal contou com a participação do pré-candidato a prefeito de Palmas pelo PT, Eduardo Manzano, do presidente da Comissão Provisória do PT de Palmas, Divino Mariosan, do vereador Bismarque do Movimento, do secretário geral do PT Estadual, Jozafá Maciel, dirigentes e lideranças da juventude, como o tocantinense Bruno Elias, coordenador nacional de Relações Internacionais da JPTe ex-assessor da Secretaria Nacional de Juventude – SNJ.

Congressos Municipais

Outros municípios do estado também realizaram o II Congresso Municipal da JPT. A coordenação do evento está fazendo o mapeamento dos Congressos e em breve serão divulgados os resultados. (Assessoria de Imprensa PT)