Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Atuante nas ações voltadas para a sustentabilidade ambiental, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins é um dos parceiros na realização do Expo Florestas, que acontece entre os dias 20 e 21 de setembro no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas. Para o apoio o órgão disponibilizou técnicos para orientações sobre licenciamento ambiental e na manhã desta terça-feira, 20, o presidente do Instituto, Alexandre Tadeu, esclareceu em palestra todos os procedimentos que compõem o Programa de Adequação Ambiental de Propriedade e Atividade Rural - TO Legal.

Ao explanar sobre os procedimentos que compreendem o Programa TO-Legal, Alexandre Tadeu, explicou que seu principal objetivo é promover a regularização ambiental das propriedades e atividades e posses rurais. Ele disse ainda que tais procedimentos abrangem o Cadastro Ambiental Rural - CAR, o Termo de Compromisso - TC, o Manual de Controle Ambiental de Atividade Agropecuária – MCA e Licença Ambiental Única - LAU, abordando os conceitos e a finalidade de cada um deles.

Para o presidente a implantação desse programa e sua abordagem em eventos como esse é uma oportunidade do Naturatins incentivar os produtores rurais a trabalharem de forma regular, bem como informá-los e orientá-los sobre os procedimentos corretos para essa regularização. “É uma forma de privilegiar a implantação de empreendimentos no nosso Estado e ainda de divulgar os programas do Governo que contemplam os empreendedores no sentido viabilizar e facilitar a realização de suas atividades”, concluiu.

Durante a programação do Expo Florestas o Naturatins está presente no estande da Semades - Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizando esclarecimentos de dúvidas ao público do evento sobre o ordenamento florestal, o programa TO - Legal e principalmente sobre o licenciamento da atividade de silvicultura.

Expo Florestas

O Expo Floresta é um evento aberto, voltado para produtores, estudantes, especialistas, professores, técnicos e membros de associações ligadas ao meio rural e às questões ambientais. Paralelo às atividades que acontecerão no auditório da ATM, o Expo Floresta também acontecerá na Escola Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, na quadra 607 Norte, em Palmas. Na ocasião, cerca de 180 alunos, além de professores e técnicos, participarão de dinâmicas e palestras sobre reflorestamento e sustentabilidade. Ao final, os próprios alunos realizarão plantio de árvores em algumas áreas da escola. (Ascom Naturatins)