O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras- TO) encaminhou na semana passada, em ofício, propostas ao Governo do Estado, visando tratar de assuntos de interesse dos servidores da Saúde, tais como data base, progressão, insalubridade, adicional noturno e reajuste para profissionais médicos de 25%. E nesta terça-feira, 20, aconteceu a primeira rodada de negociações, na qual o Estado fez sua contraproposta, por meio do secretário de Estado da Administração Lucio Mascarenhas.
Não houve acordo entre as partes sobre as propostas e contrapropostas apresentadas., sendo que ficou definindo que na quinta-feira, dia 22, será apresentada novas propostas de tabelas financeiras, observando o item da progressão vertical e servidores em final de tabela.
Para o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, a abertura de negociações com o governo é um passo importante, já que com as propostas apresentadas teve inicio as negociações do Estado com a categoria. Em nenhuma das propostas apresentadas pelo governo, nestaterça, houve consenso entre as partes.
A diretoria do Sintras irá aguardar a próxima reunião, na quinta, e posteriormente se reunir com sua diretoria e logo após levar as propostas à categoria, em assembleia geral para deliberação, uma vez que o sindicato se faz forte juntamente com servidores.
Com relação à data base, deliberada em assembleia geral, com a categoria e apresentada ao governo, que pediu que o pagamento possa ser feito a partir de janeiro de 2012 e o retroativo em 24 parcelas, a diretoria do Sintras aguardará reunião com representantes de outros sindicatos para discussão.
Esteve presente, também, na reunião o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro. (Ascom Sintras)