Em ofício encaminhado nesta quarta-feira, 21, ao vice-presidente Executivo da Celtins, Milton Umino, o presidente do Conceltins - Conselho de Consumidores da Celtins, Jairo Mariano, solicitou que sejam feitas mudanças no layout dos talões de energia elétrica, que recentemente passaram a ser emitidos no momento em que os funcionários da concessionária fazem a leitura dos relógios nas residências dos consumidores.
No documento é sugerido que sejam ampliados os seguintes campos no layout: número da unidade consumidora, valor total da fatura e data de vencimento.
“Enviamos esse ofício devido ao grande volume de reclamações informais. Com as alterações propostas, a visibilidade fica melhor por parte dos consumidores, evitando dúvidas referentes a taxas e valores cobrados”, destacou Jairo Mariano, acrescentando que essa solicitação também foi feita pelos membros do Conceltins em reunião realizada na última segunda-feira, 19 de setembro. Apesar de apontarem a necessidade de alterações no novo modelo da conta de energia elétrica, os conselheiros destacaram que a implantação da impressão simultânea de faturas, além de garantir a qualidade do serviço prestado, torna mais preciso o faturamento e agiliza a entrega da fatura.
O Conceltins
O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins) foi criado em 20 de dezembro de 1993. O órgão é formado por um representante de cada classe consumidora residencial, comercial, industrial, rural e poder público, além de contar com um representante do Procon, num total de 12 membros (titulares e suplentes).
O principal papel da entidade é defender os interesses dos consumidores de energia elétrica junto a Celtins - concessionária de energia elétrica. Entre outras atribuições, destacam-se também a cooperação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na fiscalização dos serviços prestados, acompanhamento da evolução da legislação e da regulamentação do setor e demais ações da classe consumidora.
Desde sua criação o Conceltins já realizou várias ações, tais como a melhora nas condições de atendimento dos postos da Celtins; instalação de novos postos em vários municípios, facilitando o acesso dos consumidores a diversos serviços; ampliação de redes de energia elétrica; e realização de orientações, análises e avaliações das questões ligadas ao fornecimento, as tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final.
Qualquer consumidor pode fazer contato com órgão para fazer reclamações sobre serviços oferecidos pela Celtins ou outro assunto ligado ao fornecimento de energia elétrica em território tocantinense. O endereço do Conceltins é o seguinte: 104 Norte - Av. LO 04 - Conj. 04 - Lt 12A Centro - Palmas – TO, CEP: 77006-032. O telefone/fax de contato é (63) 3219-5183 e o e-mail conselho.celtins@redenergia.com.