Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Barraca Cia Experimental de Artes lança o projeto “Arte Educação: As artes cênicas e as tecnologias por uma cultura de paz” nesta sexta-feira, 23, às 16h30 no Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita de Cássia, localizado no Jardim Aureny I. O projeto foi contemplado pelo edital de redes de ponto de cultura, do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, via Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Segundo a presidente da Cia Experimental de Artes - A Barraca, Magna Silvia, o projeto tem por objetivo utilizar a arte-educação como instrumento social para a construção de uma cultura de paz no trânsito entre os adolescentes envolvidos para que desta forma, eles se tornem multiplicadores.

As oficinas acontecem no CEM Santa Rita de Cássia, e o público alvo são alunos de 12 a 17 anos da região sul, com dificuldades de aprendizagem, relacionamentos interpessoais e os envolvidos com violência urbana. Os estudantes são selecionados pelos professores e coordenadores e a partir dai são convidados a participar do projeto, participam também, alunos convidados de outras escolas que também forem indicados previamente.

Os adolescentes farão oficina de teatro, iniciação a percussão, preparação corporal e haverá ainda palestras motivacionais em todo o período. As oficinas culminarão na montagem de um espetáculo de teatro com a temática educação para o trânsito.

Instituição

A Barraca Cia Experimental de Artes foi criada em 2002 e surgiu da necessidade de um grupo de artistas em fomentar a cultura de modo geral, mais precisamente a arte-educação voltadas para o atendimento a crianças, adolescentes e jovens com a temática da educação para o trânsito.

Pontos de Cultura

Ao todo, foram contemplados10 Pontos, distribuídos nas diversas regiões da Capital. A proposta do Ponto de Cultura é desenvolver o estimulo a reflexão e a crítica sobre temáticas literárias, sociais, históricas, filosóficas e culturais, contribuindo para a formação integral do aluno, por intermédio das expressões artísticas dentre elas as artes cênicas, a música, a dança, a poesia e a coreografia. (Ascom FCP)