Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Com cartazes, estudantes no Colégio Rachel de Queiroz e CEM Santa Rita de Cassia, uniram-se em Ato Pela Educação nesta terça-feira, 10, em Palmas.  Em entrevista ao Conexão Tocantins, o diretor dos Estudantes da União Secundarista (Ubes), em Palmas, Guilherme Barbosa, informou as principais reivindicações. "Aqui no Tocantins hoje não tem pauta pontual. Aqui a gente está lutando numa pauta geral e, principalmente em apoio aos professores, porque a gente acredita que a valorização da docência é importante", disse.

Ainda de acordo com Guilherme, os estudantes querem melhor estrutura na educação. "Mais qualidade, a gente quer defender a educação dessa precarização. A gente quer salas climatizadas, todo o processo de valorização da docência: plano de carreira, pagamento da data base, tudo isso mas também pautas gerais que afetam a dinâmica da escola", disse. 

A manifestação acontece em frente ao Colégio Rachel de Queiroz, no Aureny III e foi iniciada por volta das 7 horas. 

No dia 4 de maio, estudantes da Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, no centro de Palmas, também realizaram manifesto em apoio aos professores e reivindicando melhorias. 

Sintet 

O presidente da regional Palmas, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), Joelson Pereria, em entrevista ao Conexão Tocantins, manifestou apoio aos estudantes. "A gente analisa como  positivo estarem preocupados com o serviço que é ofertado para eles. Apoiando a pauta dos professores e ao mesmo tempo colocando para a sociedade como que é a situação dentro das salas de aulas", afirmou. 

Para Joelson, os estudantes não só reforçam as pautas dos professores mas, também, denunciam precariedade. "Demonstram que os trabalhadores da educação ao reivindicar a educação estão preocupados com a qualidade do ensino e os alunos conseguem perceber que a nossa pauta é em prol da melhoria da educação. Pena que os governantes não percebem, não dialogam", frisou.