Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O 8º e 9º encontro regional do PMDB aconteceu no último sábado, 24, respectivamente em Guaraí e Colméia, sob o lema: unidade do partido nas próximas eleições em 2012. Aconteceram assim como nos outros eventos, manifestação dos militantes do PMDB para que Marcelo Miranda seja o candidato a governo e Carlos Gaguim ao Senado.

Estiveram presentes nos eventos os ex-governadores Marcelo Miranda e Carlos Gaguim, o deputado federal Junior Coimbra, Os deputados estaduais Eli Borges, José Augusto Pugliesi, Josi Nunes, Vilmar do Detran, o prefeito de Tupirama Orley, o ex-deputado Federal e ex-vice prefeito de Palmas Derval de Paiva e o ex-deputado Estadual Manoel Bueno.

Derval de Paiva em seu pronunciamento lembrou o saudoso Ulysses Guimarães, que no ano de 1991 veio ao Tocantins agradecer os votos a presidente da república do ano anterior, onde ficou em 2º lugar no Estado do Tocantins, graças à militância peemedebista.

Segundo Derval, o PMDB é um partido que na sua história sempre soube compor, apesar de nunca ter governado o País, porque Sarney nunca foi PMDB, mas ele estava no Partido no momento certo.

Derval disse ainda que Politica não se faz com arrogância. “Estou aqui hoje para contribuir com o novo PMDB que se avizinha, continuo a fazer politica porque não sei viver sem ela, mas aqui tem um peemedebista que foi vítima neste Estado, e ele se chama Marcelo Miranda. Fiquei muito feliz ao assistir em junho uma cena memorável no encontro regional do Partido em Palmas, onde os militantes aplaudiram Marcelo Miranda como uma forma de agradecimento ao governo que fez e que tenho a certeza que ele voltará a governar este Estado, porque o povo quer”, finalizou.

Manoel Bueno iniciou sua fala fazendo um histórico dos grandes lideres que fizeram e fazem parte até hoje do PMDB. “Um partido de grandes glórias, mas é necessário unidade neste momento, para que as glórias continuem a trilhar no caminho do PMDB. Eu sou PMDB, fui levado a este partido pelas mãos de Brito e Marcelo Miranda, só saio do PMDB, expulso!”, salientou.

Bueno citou também Voltaire. “É melhor lançar-se as grandes aventuras e estar sujeito as grandes vitorias ou derrotas, do que viver no lusco e fusco da mediocridade, que não é vitória e nem derrota! Avante PMDB!”, citou.

Desempenho e Rced

Já, José Augusto Pugliesi, disse que o PMDB irá repetir o mesmo desempenho de 2008 nas próximas eleições em 2012, elegendo o maior número de prefeitos e vereadores no Estado. “Podem ter a certeza disto! O PMDB elegeu seus deputados estaduais e um federal para ser oposição a este governo que ai está, e como oposição estamos desenvolvendo bem o nosso trabalho na Assembleia Legislativa. Agora, aquele que foi eleito para governar, travestido de Siqueirido, enganando o povo, porque na verdade depois de ter tomado posse, se despiu do Siqueirido e voltou a ser o Sicarrasco! Que em uma canetada só, demitiu mais de 20.000 pais de família no Estado, as obras prometidas em campanha não apareceram até o momento, a não ser aquelas iniciadas nos governos de Marcelo Miranda e Carlos Gaguim, exemplo as pontes de Barra do Ouro e Miracema que foi entregue com mais de 70% das obras concluídas e ainda fazem propaganda como se fosse deste governo mentiroso que ai está”, relatou.

Segundo Pugliese, esta semana o Ministro Arnaldo Versiani declarou concluso o RCED contra o governador Siqueira Campos e nos próximos 60 dias o seu relatório estará pronto. “Acredito que o remédio utilizado para cassar o governador Marcelo Miranda, agora será utilizado para apear do poder do Estado o ditador Siqueira Campos! Aí minha gente retornaremos a governar com a verdadeira democracia, que é a marca histórica do PMDB, e o Tocantins voltará a crescer”, finalizou.

Mensagem do Partido

Josi Nunes conclamou os presidentes dos diretórios municipais participantes nos encontros, para levar a mensagem do Partido aos seus municípios, que busquem novos filiados, para 2012. “Mas é preciso união interna para que possamos estar fortalecidos nas próximas eleições. Depois disso é preciso fazer articulações com os demais partidos e principalmente com a sociedade. E por ultimo composição, é preciso saber compor em seus municípios, pensando no PMDB e não em causa própria”, mencionou.

Finalizando sua fala Josi que é presidente do PMDB mulher convocou todas as mulheres e os homens para ajudar o Partido a cumprir com os 30% de candidatas mulheres para as próximas eleições. A parlamentar salientou também que a fundação Ulysses Guimarães estará entrando em contato com os lideres e pré-candidatos para fazerem o curso de formação com vista às eleições em 2012.

Vilmar do Detran pediu votos para as eleições do diretório estadual ao deputado Junior Coimbra e afirmou que em Palmas o PMDB tem candidato próprio, o deputado Ely Borges, assim como em Guaraí, temos o nome do ex-deputado Manoel Bueno. “E onde o PMDB não tiver um nome forte para a disputa, iremos indicar o vice ou compor na chapa proporcional”, afirmou.

Eli Borges iniciou o seu discurso dizendo que o politico pode fazer dois tipos de pronunciamento, um voltado para a emoção e outro para razão. “Pela emoção você consegue mais aplausos, mas prefiro o da razão e começo dizendo que sou pré-candidato a prefeito em Palmas, por entender que o PMDB desta vez está unido internamente. E fazendo uma análise histórica, percebo que estamos no caminho certo, porque Lula teve três tentativas, ele tinha unidade interna, mas lhe faltava à unidade externa, a composição. O atual prefeito de Palmas Raul Filho, da mesma forma, mas que hoje dentro do seu Partido falta unidade, disse.

Eli Borges diz acreditar que tem chances reais de vitória, porque, segundo ele, as pesquisas internas mostram que dos candidatos que compõem a atual base do prefeito, o dele aparece em 1º lugar.

“O mais importante, temos história para contar de norte a sul e de leste a oeste deste estado, e sabem quais são? qual o governo que mais fez casas populares? Que asfaltou este estado? Que mais construiu pontes? Que respeitou as entidades classistas? Que resgatou a Unitins? A defensoria publica? Fez com que a ferrovia norte/sul acelerasse suas obras no estado nos últimos 8 anos? Foram os governos do PMDB! E a mais importante de todas as obras, as sociais, também foi o PMDB que realizou, através “do governo mais perto de você”! Agora pergunto qual o governo que não respeita as instituições como TCE, TJ, Defensoria? Que não respeita as entidades classistas? Que cria estado de calamidade sem existir? É o atual governo que aí está, que mente em suas propagandas, colocando como obras suas as pontes de Barra do Ouro e Miracema”, finalizou. (Da Redação com informações da Assessoria do PMDB)