Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Por meio de nota enviada à imprensa nesta quinta-feira, 29, a chapa denominada “Partido de Base e de Lutas” informa que decidiu lançar o nome de Milne Freitas, conhecido como Freitas do PT, para concorrer ao cargo de presidente do Diretório Metropolitano do Partido em Palmas.

Milne é ligado ao prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto e à sua irmã, deputada estadual Amália Santana, da qual é chefe de gabinete.

A nota informa ainda que a chapa Partido de Base e de Lutas não tem ligação com nenhuma tendência ou grupo do partido e que unificou nomes de diferentes tendências e grupos do PT.

Inicialmente conforme informações ao Conexão Tocantins de uma fonte que participou na noite da última sexta-feira, 24, de uma reunião com petistas da capital, teria ficado definido por consenso o nome de José Messias da Caixa para comandar o diretório de Palmas.

Na sequência, entretanto, o presidente da Comissão Provisória que dirige o PT na capital, Divino Mariosan, negou por meio de nota à imprensa que tivesse se definido um nome de consenso, o que levou a deputada estadual e primeira-dama da capital, Solange Duailibe, a reagir através de um post na sua página do microblog twitter onde ela afirmou que a nota contradizia o que foi acordado na reunião.

Na nota desta quinta-feira a chapa Partido de Base e de Lutas afirma que já vinha articulando com outras tendências e grupos internos. Confira abaixo a nota na íntegra.

Nota à imprensa

Em função de não haver consenso com o nome de José Messias, ex-superintende da Caixa, para presidência do diretório metropolitano do PT em Palmas, a chapa denominada Partido de Base e de Lutas decide lançar um dos mais influentes militantes do PT no Tocantins, Milne Freitas, conhecido como Freitas do PT, para concorrer ao cargo no Processo de eleições diretas extraordinárias (Pedex-2011), que ocorrerá no dia 30 de outubro.

Freitas do PT foi o primeiro presidente do partido na capital, se filiou ao partido ainda nos anos 80 em Brasília. Durante o governo de Cristovam Buarque no Distrito Federal foi diretor comercial da Fundação Zoobotânica do DF, já no Tocantins foi chefe de gabinete do então deputado José Santana, hoje prefeito de Colinas, e diretor da Unidade do Incra em Araguatins.

A chapa que já vinha articulando com outras tendências e grupos internos Partido, decidiu nesta tarde, após debates entre os integrantes, lançar o nome de Freitas do PT com a proposta de contribuir para o debate interno, melhorando as relações entre todas as tendências e grupos que compõem o Partido dos Trabalhadores em Palmas e no Tocantins.

Partido de Base e de Lutas, não tem ligação única com nenhuma tendência ou grupo, mas unificou nomes que caminham diferentes tendências e grupos. Entre seus membros estão várias lideranças como os filiados: Erivelton da Silva Santos, Dunalves Ulisses Souza, Júlio Lima Ramos, Joelma de Almeida, Emirene Pedroza, Valdeci Monteiro, Maria Madalena Pereira, Gustavo Pereira, dentre outros grandes nomes do PT em Palmas.

Chapa Partido de Base e de Lutas